5ª Paralisação Nacional de abuso de Operadoras de Planos Odontológicos

2013-10-11

O objetivo principal desse movimento é sensibilizar os colegas e a sociedade, sobre a grave situação do mercado de planos odontológicos.

A Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos (CNCC) com o apoio das entidades nacionais: Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD), ABO Nacional, Conselho Federal de Odontologia (CFO), Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), Federação Nacional dos Odontologistas (FNO) e Comissão Estadual de Convênios e Credenciamentos (CROPR-ABOPR-SOEPAR), convocam a todas entidades odontológicas, as Comissões Estaduais de Convênios e Credenciamentos (CECCs) e todos os Cirurgiões Dentistas brasileiros a participarem da:

5ª PARALISAÇÃO/PROTESTO/MANIFESTAÇÃO NACIONAL CONTRA OS ABUSOS E ILEGALIDADES DAS OPERADORAS DE PLANOS ODONTOLÓGICOS.

O objetivo principal desse movimento é sensibilizar os colegas e a sociedade, sobre a grave situação do mercado de planos odontológicos, uma vez que a cada movimento mais cirurgiões dentistas e cidadãos, vão se informando sobre a real situação, percebendo que algo grave ocorre, devido as constantes paralisações. Estamos tentando construir um movimento sistemático e permanente de mobilização, até que alcancemos um patamar digno e justo para todos. Temos que aproveitar essa ótima oportunidade, para convocarmos os colegas para ir pra dentro das nossas entidades, de forma a discutir e decidirmos juntos os destinos do mercado de convênios e planos odontológicos. A decisão deve ser coletiva, por isso sua participação é essencial.

Estamos disponibilizando um material sugestivo, para auxiliar e orientar colegas e usuários sobre o movimento de paralisação:

1) Um Banner com os dados da data da Paralisação, uma chamada e os apoiadores do movimento, que solicitamos que o Cirurgião Dentista imprima e afixe nas salas de espera para divulgar o movimento, junto a seus clientes e quem tem facebook publique no seu perfil e/ou página de forma a divulgar o movimento junto a seus familiares, amigos, colegas e toda a sua rede social, de forma a dar a maior visibilidade possível a Paralisação e suas razões;

2) Uma carta aberta de esclarecimento aos usuários e clientes, de forma a orientá-los sobre as principais razões do movimento. Esta carta pode ser imprensa em papel A4, como forma de não somente suspender o atendimento, mas esclarecer os principais motivos do movimento. Esta carta pode ser impressa e afixada na sala de espera e/ou em um quadro de avisos e/ou ser disponibilizada junto com as publicações disponíveis para os seus clientes, prestando informações sobre o movimento;

3) Um Banner com as informações de contato da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), para orientar os usuários, que em caso de dúvidas e reclamações entre em contato com a ANS e não adianta ficar reclamando com o Dentista credenciado, pois temos sido informados pela ANS, que o nível de reclamações de usuários de planos odontológicos é muito pequeno e cabe a cada um de nós, orientarmos os usuários que em caso de dúvidas e reclamações devem entrar em contato com a Agência reguladora;

4) Cópia da Nota de Repúdio da CNCC, encaminhada a todos os meios de comunicação e a imprensa sobre a criação da empresa BRASILDENTAL, que explica a operação e esclarece as razões do posicionamento contrário da odontologia brasileira;

5) Um panfleto simplificado que deve ser distribuído pelas entidades e pelos colegas no dia da paralisação, de forma a fazer uma divulgação massificada da atual situação do setor, pois pode ser impresso 2 em cada folha de papel A4 ou somente um em papel A5;

6) Um arquivo para confecção de uma faixa de lona (material de banner) para ser colocado na fachada de todas entidades, clínicas e consultórios e também para serem colocadas em local de durante algum ato de concentração dos profissionais no dia 25 de outubro de 2013.

Observações adicionais:

a) Visite através do link abaixo a página da ANS de relacionamento com os prestadores, que devem também encaminhar a Agência todas as suas opiniões, críticas e sugestões;

b) É fundamental que os profissionais também encaminhe as suas entidades as opiniões, críticas e sugestões sobre a odontologia na saúde suplementar, para que possam fornecer subsídios e informações comprovadas dos colegas sobre a real situação do setor;

c) É importante que todos os colegas denunciem a formação de cartel e monopólio no setor, bem como o abuso de poder dominante de algumas operadoras, e quem tiver o mesmo entendimento que os Departamentos Jurídicos das entidades, no sentido que a formação da REDE UNNA foi uma ação de ABUSO DE PODER DOMINANTE e/ou CARTEL, pode fazer a DENÚNCIA no site do CADE do Ministério da Justiça, através do link abaixo:

A nossa maior arma é a UNIÃO e uma das maiores ferramentas é a COMUNICAÇÃO entre nós. A divulgação das informações para os usuários e para a sociedade da realidade atual da odontologia na saúde suplementar também é fundamental. Contamos com você.

Atenciosamente

Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos (CNCC)

Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD)

ABO Nacional (ABO)