AMO completa 62 anos de história

2015-07-22

Na noite do dia 14 de maio de 1953, no salão do Aero Clube de Maringá, a Associação Maringaense de Odontologia foi fundada.

Com o início da colonização de Maringá, muitas atividades profissionais passaram a ser executadas na cidade, inclusive o atendimento odontológico. No ano de 1951 chegaram a Maringá os doutores Newman da Silva Gomes e Laércio Nickel Ferreira. Nessa mesma época, Maria de Lourdes Borelli Ghoz é transferida para Maringá e se torna a primeira dentista da Secretaria de Educação e Saúde de Maringá.

Em 1953, a cidade já tinha cerca de 25 dentistas, se desenvolvia rapidamente e a odontologia se destacava entre as atividades profissionais.

Sentia-se a necessidade de maior união da classe, objetivando principalmente o aprimoramento profissional e o cadastramento dos dentistas para o afastamento daqueles que atuavam de forma irregular. E, assim, após algumas reuniões no consultório odontológico do Dr. Newman da Silva Gomes e do médico Dr. Hélenton Borba Cortes (que mais tarde se tornaria chefe do posto de saúde), foi decidido que todos os dentistas da cidade seriam convidados para uma reunião prévia que teria por finalidade a fundação de uma entidade que deveria prezar pela congregação e unificação da classe odontológica de Maringá e Região.

Na noite do dia 14 de maio de 1953, no salão do Aero Clube de Maringá, a Associação Maringaense de Odontologia foi fundada. Entre os presentes estavam os senhores Rubens Garcia, Luiz Roberto Nickel Ferreira Lopes, José de Carvalho Silva Jr., Newman da Silva Gomes, José Carlos Rosas e Laércio Nickel Ferreira Lopes. A princípio foi nomeada uma diretoria provisória, responsável por elaborar o estatuto da Associação, assim como as demais providências necessárias os cargos se constituíram da seguinte forma: Presidente - Newman da Silva Gomes; Secretário - Luiz Roberto Nickel Ferreira Lopes; Tesoureiro - José de Carvalho Silva Junior. Logo em seguida no dia 1.º de Junho foi aprovado o estatuto da AMO.

A primeira atitude tomada pela associação foi lutar para combater o exercício ilegal da odontologia na cidade, com o apoio do então promotor público Dr. João Paulino Vieira Filho, que anos depois exerceu por dois mandatos o cargo de prefeito de Maringá. Na mesma época, o então presidente da AMO, Dr. Newman da Silva Gomes, foi indicado como representante oficial do Sindicato dos Cirurgiões-Dentistas do Paraná (na época ainda não existia o Conselho Federal de Odontologia), com a finalidade de, com esse respaldo, incrementar o combate ao exercício ilegal da profissão. Sob o seu comando, foram cadastrados todos os profissionais da área que atuavam na cidade.

No ano de 1961, durante a gestão do Dr. Akira Oda, surge a primeira sede da Associação Maringaense de Odontologia, situada na Praça Raposo Tavares n.º 36, Edifício Herman Ludgren, 9. ° andar, salas 901 e 902. Em 18 de outubro de 1965 o então prefeito de Maringá Luiz Moreira de Carvalho, sancionou a Lei 411/65 que diz “Art. 1º - Por força desta Lei, fica declarada de Utilidade Pública a Associação Maringaense de Odontologia – AMO”. E assim a entidade de classe passou a servir em benefício da sociedade em geral. Em 02 de dezembro de 1979, o Conselho Federal de Odontologia aprovou o registro da Associação Maringaense de Odontologia, através da Portaria CFO/42, Processo CFO: 3598/1979.

No ano de 1981 foi criada a Escola de Aperfeiçoamento Profissional (EAP) durante a gestão do odontólogo José Oswaldo Vieira, tendo como primeiro diretor o Dr.Haruo Kanawa. No ano de 1991 a Associação Maringaense de Odontologia filiou-se à Associação Brasileira de Odontologia, se tornando a ABO Regional de Maringá. No ano de 1992 a prefeitura municipal de Maringá doou os terrenos para a construção da nova Sede da AMO. Destacam-se como responsáveis em conduzir a construção, com muito trabalho e idealismo, os senhores: José Oswaldo Vieira, então Presidente da AMO, Wanderley de Almeida Cezar - secretário da Ação Social do Município, Amélio da Silva Gomes Filho e Laércio Nickel Ferreira Lopes. Em 1996 deu-se início a construção do Centro de Pós Graduação da AMO. Nesse mesmo ano foi criada a primeira turma de Especialização na área de Implantodontia.

Hoje a Associação Maringaense de Odontologia tem uma estrutura moderna e é atuante entre as ABOs espalhadas pelo país, tem uma diretoria participativa e se firma como entidade de classe em Maringá, defendendo os interesses dos profissionais ligados à área. Nos últimos meses a AMO vem sendo marcada por inúmeras transformações sociais, estruturais e na área do conhecimento. O centro de pós-graduação oferece à população cursos de aperfeiçoamento e especialização, além de palestras científicas de diversas áreas.

Neste ano de 2015 a Associação Maringaense de Odontologia está completando 62 anos de história. No dia três de julho foi realizado um jantar para comemorar esta data. Estiveram presentes no evento, além dos ex-presidentes da instituição, a diretoria atual e os associados da AMO. Durante a cerimônia foi inaugurada uma galeria com fotos e gestões de cada ex-presidente que fez parte da história da entidade, pois entendemos que tudo que temos hoje é devido ao trabalho e dedicação daqueles que fizeram de um sonho realidade. O auditório da AMO foi nomeado em homenagem ao Dr. Amélio da Silva Gomes filho que tanto contribuiu para a construção de nossa sede e a unificação da classe odontológica. Empossamos também o jovem dentista Murilo Valério Bianco Rego como Presidente do Conselho Jovem da AMO e a associada Izabela Garcia como secretária deste novo comitê.

“Este jantar foi para nós um marco, pudemos observar as três esferas da odontologia em nossa associação: O passado, representado por nossos ex-presidentes com o legado deixado; o presente, pelo aumento significativo do quadro associativo e o futuro, pela criação do Conselho Jovem. Este acontecimento é a representação da linha de trabalho desta diretoria, gestão 2014/2016”, é o que destaca a atual presidente da AMO, Dra. Marta Sakurai.

Desde 1953 a Associação Maringaense de Odontologia - regional ABO, tem atuado fortemente na unificação da classe odontológica em Maringá, na capacitação profissional e em responsabilidade social. A AMO é uma entidade comprometida com o desenvolvimento e atuação na área odontológica. Atualmente conta com vários cursos de especialização em Odontologia que acontecem no centro de pós-graduação da instituição, UniABO.

Mensalmente são realizados atendimentos clínicos e radiográficos em diversas especialidades, fornecendo tratamento de excelência com profissionais capacitados à população. Além disso, a Associação realiza frequentemente palestras científicas gratuitas para toda classe e também disponibiliza uma extensa área de lazer para associados. Faça parte desta história, junte-se à AMO.

Texto de Cristiane Gabino, assessora de imprensa da AMO.

 

  • Fonte: Assessoria de Imprensa

Voltar

Lista de Notícias

Confira a lista completa de notícias

Notícias sobre o que acontece, novidades e muito mais.