Artigo aborda métodos alternativos de higiene bucal

A higiene bucal foi tema de um artigo publicado na Revista Ciência em Extensão da Unesp, na cidade de Anápolis, em Goiás.

O biofilme dentário é um dos principais fatores etiológicos das doenças cárie e periodontal. Uma das tentativas para que a população carente mantenha de alguma forma o controle do biofilme dental é incentivar o emprego de métodos alternativos de higiene bucal, quando não há acesso aos meios tradicionais existentes.

Sendo assim, objetivou-se avaliar o conhecimento e opinião da população anapolina a respeito de métodos alternativos de higiene bucal durante atividades de extensão promovidas na cidade de Anápolis-GO.

Durante cinco eventos públicos de extensão, foram oferecidas oficinas sobre métodos alternativos de higiene bucal, nas quais foi demonstrado à população presente como confeccionar a escova alternativa feita com bucha vegetal e o fio dental de saco de laranja ou de saco plástico.

No final de cada oficina, o público foi convidado a responder um questionário contendo cinco questões sobre o tema. No total, 305 questionários foram respondidos, os dados foram analisados e os resultados apresentados em forma de gráficos. Realizou-se análise estatística descritiva.

Os resultados revelaram que a maioria dessa população (84%) nunca tinham ouvido falar destes métodos e apenas 3% já conheciam.

A maioria da população estudada (91.7%) considerou fácil a confecção destes métodos. Em relação à efetividade desses métodos, 56% acreditam que esses funcionam da mesma forma que os meios convencionais, 28% acharam que são mais efetivos e 16% acharam que não funcionam.

Na ausência dos meios convencionais de higiene bucal, 97% relataram que utilizariam os métodos alternativos. Conclui-se que poucos conhecem os métodos alternativos.

Há aceitação da maioria da população e foi considerado de fácil confecção. A população está disposta a utilizar a bucha vegetal e o fio dental alternativo como método de higiene bucal em caso de não dispor dos meios tradicionais de higiene, apontando conscientização da mesma, em relação à manutenção de sua saúde bucal.

Os autores foram Lúcia Coelho Garcia Pereira (Doutorado em Dentística (USP). Professora no curso de Odontologia, UniEVANGELICA, Anápolis/GO. Contato: draluciapereira@yahoo.com.br), Fernando Accorsi Orosco, Alessandra Silva Borges, Bruna Caldeira de Paula, Greyce Maria Pires Faquim e Tathiane Ferreira Prado.

Acesse o artigo completo

  • Fonte: Assessoria de Imprensa

Voltar

Lista de Notícias

Confira a lista completa de notícias

Notícias sobre o que acontece, novidades e muito mais.