Atualização das diretivas de atendimento odontológico em 06/04/2020.

2020-04-06

O CRO-PR tem seguido os órgãos oficiais que estão à frente do enfrentamento ao coronavírus, assim como segue as diretivas do Conselho Federal de Odontologia.

Informamos, como atualização (06/04) que, de acordo com a Vigilância Sanitária, que exclusivamente no Estado do Paraná continuam proibidos os atendimentos eletivos no setor público e que nos atendimentos urgentes os profissionais devem receber e utilizar os EPIs adequados.

Aos profissionais do setor privado, a recomendação do Conselho ainda é a de suspensão dos atendimentos eletivos, orientando para que sejam feitos apenas atendimentos de urgência. No entanto, a decisão de “fechar ou manter ativo” os estabelecimentos, não é atribuição de qualquer Conselho de Classe do país e, sim, dos órgãos da administração Federal, Estadual ou Municipal. Orientamos que os profissionais devem agir com prudência, além de informar-se e atender aos decretos municipais, que definem localmente a estratégia de ação.

Como o atendimento odontológico é de livre arbítrio do Cirurgião-Dentista, resguardada a legislação regional, o CRO-PR, de acordo com normas sanitárias, exige o uso de EPIs adequados, inclusive e principalmente as máscaras N95 ou PFF2 ou PFF3, que sejam evitadas as aglomerações em salas de espera utilizando-se de horários agendados e, em caso de cadeiras lado a lado, que sejam demarcadas a distância recomendada, além de outros procedimentos de segurança biológica necessários para cada tipo de sala/instalação.

A execução de procedimentos sem EPIs adequados e cuidados de biossegurança citados são infrações éticas de manifesta gravidade e devem ser denunciados pelo email denuncias@cropr.org.br,

O CRO-PR entende o momento de excepcionalidade pelo qual passamos, da gravidade desta pandemia, os reflexos econômicos e na saúde, mas concentra o foco na saúde dos profissionais e pacientes.

Confira a Nota na íntegra: https://bit.ly/NotaEsclarecimento27032020