Câmara Técnica de Odontologia Digital do CRO-PR realiza Fórum Curitiba

2019-09-24

No dia 23 de setembro, aconteceu o I Fórum de Odontologia Digital do CRO-PR, com palestras nos âmbitos da clínica, do ensino, da tecnologia e da conjuntura dos fatores que, reunidos, cobriram os principais pontos de atenção ligados à Odontologia Digital.

Durante o evento, os diversos palestrantes falaram sobre o que é e o que engloba a Odontologia Digital; o mercado de trabalho e suas perspectivas; as vertentes do mercado mundial nas óticas clínicas e de equipamentos; o Fluxo Digital na Odontologia nas diferentes especialidades e a importância do diagnóstico e planejamento ser feito pelo Cirurgião-Dentista.

“Estamos atentos à inserção da tecnologia na Odontologia e vemos como extremamente importante e salutar a discussão sobre todos os desdobramentos referentes ao ensino, à aplicabilidade e ao controle de qualidade de atendimento que a Odontologia Digital trouxe nos últimos anos. Precisamos valorizar a importância do Cirurgião-Dentista como protagonista desta nova área”, comentou o Presidente do CRO-PR, Dr. Aguinaldo Farias, na abertura do evento.

“A Odontologia Digital não faz parte do futuro, mas sim já é uma grande realidade. O Brasil sempre esteve na vanguarda da Odontologia mundial e assim devemos acompanhar tudo o que envolve o desenvolvimento das atividades e avanços tecnológicos da Odontologia Digital. Esperamos que este tema seja amplamente debatido em todo o país”, observou o Dr. Claudio Miyake, Seretário do Conselho Federal de Odontologia. Também presente no Evento, o Dr. Junqueira da Faculdade São Leopoldo Mandic frisou a real necessidade dos cursos de graduação e dos profissionais que já atuam no mercado terem acesso e conhecimento da Odontologia Digital.

Após as palestras foi apresentada, pela Câmara Técnica de Odontologia Digital do CRO-PR, uma proposta de regulamentação, que gerou uma discussão importante, englobando várias vertentes. Entre elas, a urgência em se regulamentar que os “planners” sejam Cirurgiões-Dentistas especialistas, que os cursos de especialização deverão com o tempo incluir em seu conteúdo programático, a Odontologia Digital e a necessidade dos cursos de graduação em Odontologia terem em sua matriz curricular uma disciplina específica.

Estavam presentes o Dr. Cláudio Miyake representando o CFO, Dr Pedro Ivo G. Malschitzky A. da Silva representando a Associação Brasileira de Odontologia Digital, Dr. Dremetrio Taketa  representando a Sociedade Brasileira de Odontologia Digital, Paula de Moura representando a Associação Brasileira de Radiologia Odontológica e os Drs. Tatiana Deliberador, Alan Costa, Shaban Burgoa, Alexandre Teixeira, Marcos Kuabara e Jean Santos representando a Sociedade Latino Americana de Odontologia Digital e a Câmera Técnica do CRO-PR.

No fechamento do evento ficou clara a necessidade de ampliar as discussões desse extenso tema que é de fundamental importância para o futuro da Odontologia. “O futuro já chegou e temos que encaminhar a regulamentação e levar ao conhecimento dos Cirurgiões-Dentistas” comentou a Dra. Tatiana Deliberador, que coordenou a organização do Evento.

Voltar

Lista de Notícias

Confira a lista completa de notícias

Notícias sobre o que acontece, novidades e muito mais.