Cirurgiões-Dentistas já estão sendo vacinados no Paraná.

2021-01-29

Em diversos municípios os Cirurgiões-Dentistas já estão sendo vacinados e o CRO-PR vem acompanhando o desenvolvimento da campanha de vacinação.

Os Gestores Públicos solicitam aos Cirurgiões-Dentistas e profissionais auxiliares que sejam pacientes, dada à pequena quantidade de doses recebidas, ainda insuficientes para todos e, ao mesmo tempo, respeito às prioridades para pessoas que trabalham nos locais de atendimento à Covid19, que inclui, além de profissionais da Odontologia, vacinadores, enfermeiros, fisioterapeutas, pessoal administrativo e de apoio como segurança e limpeza, que estão em contato direto com contaminados e suspeitos.

O Conselho já fez o envio da lista com todos os profissionais, CDs e auxiliares, a diversos municípios e estamos monitorando também pelo canal de denúncias e buscando as informações de ordem oficial para que o processo seja justo, mas e importante salientar que cada um dos 399 municípios tem uma estrutura diferente, gerando diferentes formas para o cadastramento e a vacinação, sendo indicado que os Colegas informem-se nas respectivas Secretarias Municipais de Saúde, como devem proceder. Municípios que tem pequena quantidade de profissionais no atendimento à Covid19, já estão imunizando os demais CDs da rede pública e privada.

Com a chegada de mais doses da vacina, serão atendidos todos os grupos prioritários da fase 1, inclusive Cirurgiões-Dentistas e profissionais auxiliares.

O CRO-PR indica também, que os Colegas evitem “fake news” sobre a vacinação, informem-se nos canais oficiais em seus municípios e compartilhem com os Colegas e a população o que é verdadeiro.

Neste momento particular, em que sofremos a perda de entes queridos, devemos unir a classe odontológica de forma humanitária, para entender e auxiliar no processo de imunização.

Confira a relação de prioridade dos Planos Nacional e Estadual de imunização.

Confira os grupos prioritários: http://bit.ly/grupos-prioritarios

Confira a segmentação dos trabalhadores de saúde: http://bit.ly/segmentos-saude