CRO Jovem promove integração de alunos da PUC-PR com o CRO-PR.

2019-03-13

Nesta terça-feira, 12 o CRO Jovem esteve participando de uma aula da disciplina de Odontologia Legal, ministrada pelo Professor Eduardo Karam Saltori, para a turma do último ano de Odontologia da PUC-PR, em Curitiba.

Estiveram presentes os CDs Gabrielle Gobbo, André Kaled e Vanessa de Oliveira membros do CRO Jovem, representando o Presidente do CRO-PR, Dr. Aguinaldo Farias, o Presidente da ABO-PR Dr. Dalton Bittencourt e o presidente do SOEPAR, Dr. Fabiano Sfier de Melo.

O Professor Karam estruturou a aula em forma de painel, iniciada com uma atividade interativa com grupos de alunos pontuando suas impressões sobre as entidades e suas atribuições. Notou-se uma diferença da realidade, o que mostra a necessidade de uma maior divulgação das funções de cada entidade junto aos alunos, o que foi a intenção da nova gestão do CRO-PR, quando criou a comissão CRO JOVEM.

Na sequência, a partir das exposições dos alunos, o Dr. Dalton falou sobre as atividades da ABO, os seus 100 anos que se completam agora em 2019 e a necessidade do associativismo. O Dr Fabiano falou sobre as atividades do sindicato em defesa da classe, salários base e a Inodonto, incubadora que promove a empresariedade aos CDs recém-formados.

O tempo do CRO-PR foi utilizado pelo Dr. André Kaled que falou das funções do Conselho e da necessidade de os alunos seguirem na busca de conhecimentos além do curso regular, buscar as perspectivas no campo profissional através da educação continuada, assim como fazer um plano próprio de carreira e buscar esse objetivo através da educação continuada.

A Dra. Gabrielle explanou sobre funções do setor de ética e as ações de fiscalização do Conselho, sanou  dúvidas sobre o registro e trâmites da secretaria e também chamou os alunos para participarem das redes sociais do Conselho, como facebook e instagram, além da necessidade dos alunos criarem o costume de informarem-se e acompanharem os trabalhos do CRO-PR em defesa da Odontologia.

Os colegas do CRO JOVEM também expuseram aos colegas sobre as "pegadinhas" que os recém formados são submetidos, por conta de clínicas populares e dos planos de saúde odontológica, descreveram características dos formatos de trabalho, como o compatilhamento de consultórios e porcentagem, CLT, concursos e a carreira na saúde pública.

Finalizando, a CD. Vanessa convidou os alunos a se aproximarem do Conselho e a participarem do Ciclo de Palestras do CRO Jovem em parceria com a Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar, que tem sua primeira palestra agora, no dia 20 de março.

Em viagem, o Presidente do CRO-PR agradeceu o espaço proporcionado pelo Professor Karam. “O Dr. Eduardo é um exemplo de promoção da ética odontológica e do esforço para integração dos profissionais com as entidades da Classe”.