CRO-PR apoia a campanha de prevenção do trauma de face dos colegas Cirurgiões buco-maxilo em todo o Brasil.

O Presidente do CRO-PR, Dr. Aguinaldo Farias recebeu a Dra. Luciana Signorini para firmar a cooperação do CRO-PR com o CBCTBMF na campanha do MAIO AMARELO. O Conselho participa distribuindo folhetos na sede e nas regionais, customiza o website e colabora na divulgação pelos canais do CRO-PR.
Em Curitiba, nos dias 5, 14 e 29 de maio, serão distribuídos folders com orientação do uso adequado do capacete e prevenção ao trauma de face.
Para alertar motociclistas e ciclistas da prevenção ao trauma de face, o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CBCTBMF) fará uma campanha Nacional no Maio Amarelo - programa mundial de prevenção de acidentes no trânsito. Serão realizadas blitz em várias cidades brasileiras, com distribuição de folders contendo informações sobre a importância da utilização correta de capacetes. No Brasil, a causa mais frequente de fraturas e ferimentos faciais graves é o acidente de trânsito, em especial envolvendo motocicletas e ciclistas.
Em Curitiba a ação será realizada nos dias 5, 14 e 29 de maio com distribuição de folders e orientação para prevenção ao trauma de face. "O uso adequado do capacete diminui em 72% o risco e a gravidade de lesões, reduz a probabilidade de mortes em até 39% e os custos com tratamento associado à colisão", afirma o presidente da entidade, José Rodrigues Laureano Filho.
O trânsito brasileiro é considerado um dos piores e mais violentos do mundo e, na medida em que aumenta o número de veículos em circulação, aumentam as vítimas de acidentes. No Brasil, existe mais de 14 milhões de motocicletas em circulação, o que corresponde a 25% da frota nacional. A motocicleta tornou-se o meio de transporte individual mais popular do Brasil.
Dados do Ministério da Saúde de 2017 mostram que os acidentes de trânsito foram responsáveis pela morte de 34,8 mil pessoas, sendo que 1/3 delas - quase de 12 mil pessoas - eram motociclistas. No mesmo ano, foram registradas 95.314 internações de motociclistas, resultando em um gasto de R$ 127 milhões, 50% do total com internações de vítimas de acidente de transporte terrestre no Sistema Único de Saúde (SUS).
Os acidentes com ciclistas também mostram um panorama grave: em 2017, 10.764 ciclistas foram internados por acidente de trânsito no Brasil, ou seja, em média são 30 internações por dia ou mais de uma internação por hora. Os custos passaram de R$ 12,5 milhões.

O Cirurgião e Traumatologista Buco-Maxilo-Facial é o profissional mais habilitado para o atendimento em casos de traumas de face. Só no Brasil são mais de 1500 especialistas filiados ao Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, presentes em mais de 1200 cidades, de norte a sul do país. A lista completa dos membros por município encontra-se no site www.bucomaxilo.org.br.

SERVIÇO:
Maio Amarelo - Prevenção do Trauma de Face - coordenação da Campanha no PR - Dra. Luciana Signorini, coordenadora do capítulo PR do Colégio Brasileiro de CTBMF
Dia: 05 de maio, das 10h às 15h - Centro Cívico (Estacionamento do Palácio do Governo)
Público alvo: motociclistas
Ação realizada com a participação dos residentes do curso de Especialização em CTBMF da UP, da UPFR e do Hospital Erasto Gaetner
Dia: 14 de maio, das 11h às 17h - Rua XV de novembro - em frente Associação Comercial do Paraná
Público alvo: ciclistas
Dia: 29 de maio, das 11h às 13h - Blitz educativa de trânsito em várias cidades do Estado - onde, além de Curitiba (Dra. Luciana Signorini), Londrina (Dr. Glaykon Stabile), Cascavel e Toledo (Dr. Greison Rabelo de Oliveira) e Pato Branco (Dr. José Ricardo Martins), participarão com os especialistas em CTBMF, todos membros do Colégio Brasileiro de CTBMF
Público alvo: condutores em geral
Serviço: Distribuição de folders, orientação do uso adequado do capacete e prevenção ao trauma de face.

Voltar

Lista de Notícias

Confira a lista completa de notícias

Notícias sobre o que acontece, novidades e muito mais.