CRO-PR entrega Medalha Guido Straube para o Prof. Dr. Paulo Afonso Cunali.

2018-10-30

Nesta sexta-feira dia 26 de outubro, durante o evento comemorativo alusivo ao Dia do Cirurgião-Dentista 2018, o Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Paraná, Dr. Aguinaldo Farias entregou ao Dr. Paulo Afonso Cunali, a medalha Guido straube pelos relevantes serviços prestados à Odontologia Paranaense.
Dr. Paulo Cunali, formado pela UFPR em 79, é conhecido por muitos colegas, pois com 35 anos de atividade docente, principalmente na Universidade Federal do Paraná e Universidade Positivo, foi professor de mais de 4.000 alunos de graduação e pós-graduação, além de ministrar um grande número cursos.
Sempre atento à Inovação esteve presente na criação e coordenação de disciplinas e novos cursos, em destaque a idealização das disciplinas de Oclusão Dentária e DTM e de Dor Orofacial da UFPR,  além de ser o coordenador do primeiro curso de especialização em DTM e Dor Orofacial do país. Mesmo após a aposentadoria pela Universidade Federal do Paraná, Dr. Paulo continua ministrando cursos em Curitiba, Brasília, Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte.
Dr. Cunali é diretor da Clínica da ATM e da DR. SONO - Odontologia Integrada, além de ocupar as vice-presidências da SBDOF  e da ABS-PR.
Apreciador do futebol, o colega Paulo Cunali faz parte também das Mesas diretivas do CAP - Clube Atlético Paranaense e do Clube Desportivo Paranaense.

Confira o currículo completo do homenageado.

Nome: Paulo Afonso Cunali

Graduado em Odontologia pela UFPr - 1979
Pós-Graduado em Oclusão - UFPr - 1980
Pós-Graduado em Implantodontia - UCCB - 1993
Pós-Graduado em Prótese - UCCB - 1996
Mestre em Odontologia - UCCB - 1996
Doutor e Pós-doutor em Ciências - UNIFESP - 2009/2017
Certificado e Capacitado em Dor - SBED - 2012
Certificado e Capacitado em Odontologia do Sono - ABROS-ABS - 2013
Vice- Presidente da SBDOF
Vice- Presidente da ABS-Pr
Nascido em 10/07/1956
Filho de Paulo e Beatriz
Irmão de Beatriz Cristina e Pedro
Casado com Isabela
Pai de Renata, Rafael, Bernardo e Leonardo
Avô de Maria Eduarda, Dora e Antônio
- Graduado em Odontologia pela UFPr em 1979, foi aluno monitor nas disciplinas de Prótese, e orador da turma Prof. Cleto Piazetta.
- Em 1980 iniciou sua trajetória na pós-graduação em Baurú e na própria UFPr na área da prótese e oclusão
- Foi também em 1980 que iniciou sua carreira docente na disciplina de Clínica Integrada, a convite do Prof. Piloto, então coordenador do curso de Odontologia da PUC.
- Em 1982 assume uma cadeira de docente na Disciplina de Prótese Fixa na UFPr pelo concurso público prestado 1980
- Ainda nos anos 80 foi secretário, diretor científico e presidente da saudosa Sociedade Paranaense de Prótese Dentária
- Foi também Professor da Universidade Positivo de 2000 a 2005 na disciplina de Oclusão e DTM.
- Mas foi na UFPr onde fez sua carreira universitária até 2015 ano da sua aposentadoria. Nesses 35 anos de vida acadêmica contribuiu para a formação de cerca de 4 mil Cir. Dentistas, e de mais de uma centena de pós-graduados.
- Na vida acadêmica o Professor Paulo Cunali publicou muito e ministrou centenas de cursos nas áreas onde se pós-graduou.
- Em 1994 assume a disciplina de Introdução a Prótese e Oclusão do curso de Odontologia deixando a disciplina de Prótese Fixa onde lecionou por 14 anos.
- Em 1997 idealiza e se torna professor responsável as disciplinas de Oclusão Dentária e de DTM e de Dor Orofacial na UFPr- sendo responsável e coordenador do 1o Curso de Especialização em DTM e Dor Orofacial do país nessa Universidade.
- Coordenou também o 1o Curso de pós graduação em implantodontia da UFPr, abrindo na=o curso de Odontologia da UFPr essa área de atuação.
- Foi chefe e vice-chefe do Departamento de Odontologia Restauradora da UFPr, e representante desse departamento junto ao Setor de Ciências da Saúde e na Associação do Professores da UFPr.
- Pelo CROPR foi representante da Odontologia do Estado junto a secretaria da saúde e é atualmente coordenador da Câmara Técnica em DTM e Dor Orofacial. Participou da vida politica desse Conselho como candidato nos anos 80, mesário, presidente de mesa, fiscal, observador e mais recentemente como presidente da comissão eleitoral.
- Na sua passagem pela ABOPr ministrou e coordenou junto com o Colega Gastão Nicolau o 1o curso Clínico ABOPr no final dos anos 80, o que possibilitou a compra dos 6 primeiros equipamentos odontológicos para a ABOPr.
- Como diretor de Patrimônio da Associação (93-95) foi responsável pela construção do prédio anexo a sede administrativa onde até hoje funciona a Clínica Integrada da ABOPr.
- Aposentado da UFPr segue sua vida acadêmica ministrando aulas em cursos de pós-graduação aqui em Curitiba, Brasília, Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte.
- É Diretor da Clínica da ATM e da Dr. Sono - Odontologia Integrada localizada no Hospital Marcelino Champagnat, e responde atualmente pelas Vice-Presidencias da SBDOF e ABS-Pr.
... e como gosta muito de Futebol, faz parte das mesas diretivas do CAP e do Clube Desportivo Paranaense.

• Fonte: Divulgação