CRO-PR presente no II Fórum de Odontologia do Mercosul

2018-11-23

Aconteceu em Foz do Iguaçu nos dias 21,22 e 23 de Novembro, o II Fórum de Odontologia do Mercosul, promovido pelo Conselho Federal de Odontologia, com objetivo de integrar as vias da Odontologia nos países participantes do Mercosul.

O foco central é a implementação de regras claras sobre o trânsito e a atividade dos profissionais da odontologia nos países que formam o bloco.  “Precisamos deixar claro os critérios sobre a revalidação do diploma. É fundamental que tenhamos bem definidas as regras para que os cirurgiões dentistas brasileiros atuem nos outros países e que possamos receber os profissionais das outras nações”, destacou Juliano do Vale, Presidente do CFO.

Participaram das discussões do evento, presidentes de vários CRO regionais, representantes do MEC, coordenadores de curso e convidados dos países vizinhos. “É necessária a discussão sobre o registro nos países de fronteira para que se tenha identidade entre o entendimento do MEC e do CFO em relação aos quesitos do registro profissional” destacou o vice-presidente do CFO, Dr. Ermensson Jorge.

O CRO-PR esteve representado pelo Secretário Dr. Claudemir Rossato, Dr. Carlos Alberto Herrero de Morais, Dra. Gilce Czelusniak, Dr. Irati Pirolla, Dr. Abrilino de Souza Ramos e o presidente Dr. Aguinaldo Farias, que comentou que “o Paraná trata com muita atenção a discussão sobre o registro profissional, pois estamos estrategicamente no centro do Mercosul, com a tríplice fronteira. Temos que fiscalizar tráfego de profissionais, o exercício legal da Odontologia e o respeito aos pré-requisitos complementares exigidos em cada país e ainda proteger a população e valorizar os profissionais que trabalham dentro da legalidade e da ética”.