CRO-PR realiza a primeira reunião da agenda de recepção dos Candidatos às eleições de 2016.

2016-08-30

Nesta segunda feira, 29 de agosto, o CRO-PR recebeu para um painel, o Candidato à Prefeitura de Curitiba, Rafael Greca de Macedo e o candidato à reeleição como vereador, o Cirurgião Dentista Dr. José Carlos Chicarelli.
Também estavam presentes à mesa, o Dr. João Carlos Baracho, ex-Secretário de Saúde do município e Presidente licenciado da Associação Médica do Paraná e o Presidente do SOEPAR, C.D. Dr. Fabiano Augusto Sfier de Melo.

Com intensa participação dos presentes, o Presidente do CRO-PR, Dr. Aguinaldo Coelho de Farias iniciou as discussões apresentando aos candidatos um panorama da Odontologia, que hoje tem uma quantidade de cursos incompatível com as necessidades da população, o que inunda o mercado com um número de profissionais acima do aceitável. Reafirmou que acredita numa gestão séria que valorize os profissionais e os serviços prestados na área da Odontologia.

O C.D. Fabiano Augusto Sfier de Mello, Presidente do SOEPAR, considerou a necessidade da inclusão da saúde bucal no conceito de saúde global, assim como gestionou um tratamento da Vigilância Sanitária de forma igualitária para o setor público e o setor privado, assim como a diminuição da burocracia nos trâmites municipais que regulam o fornecimento de alvará de funcionamento aos consultórios e clínicas odontológicas.

O Candidato Rafael Greca de Macedo ouviu as demandas estabelecidas em uma lista composta pelo CRO-PR e comentou sobre suas ideias e planos para a gestão de assuntos de saúde e Odontologia, sua visão sobre a reestruturação do setor de saúde municipal, os serviços de odontologia da prefeitura municipal e sobre o estudo de efetividade e produtividade da estrutura da rede de saúde municipal em operação hoje.

Na sequência, o Candidato passou a palavra ao coordenador de campanha para a área de saúde, Dr. João Carlos Baracho, que pronunciou sua preocupação com a visão de valorização dos profissionais de saúde e que estará aberto ao diálogo para que o modelo se adapte às melhores formas de gestão para o setor.

Em seguida o Candidato à reeleição como vereador, o Cirurgião Dentista Dr. José Carlos Chicarelli fez suas considerações à respeito da necessidade de melhorias nas condições de trabalho dos Cirurgiões Dentistas da rede pública e que se tenha uma visão mais dinâmica dos cuidados com saúde, quando considerou ser a saúde bucal, base e princípio das ações de saúde voltadas à população.

Encerrando o painel, o Presidente do CRO-PR reafirmou a necessidade de uma maior participação das entidades de Odontologia nas decisões a respeito da saúde pública e maior participação nos conselhos de gestão, além de salientar que existem candidatos à Câmara Municipal que são Cirurgiões Dentistas, solicitando aos colegas da Odontologia que prestigiem os candidatos que tenham melhores propostas para a nossa classe profissional.

Ao final do painel, ficou acordado uma nova edição da carta de propostas relativas à Odontologia, que será enviada para todos os candidatos, sem distinção.

O Painel com o candidato faz parte da agenda de recepção elaborada pela Diretoria do CRO-PR, que visa dar tratamento igualitário aos candidatos, conforme manda a Lei, sendo que os painéis com os outros candidatos serão divulgados no sítio do Conselho Regional de Odontologia: www.cropr.org.br

• Fonte: Setor de Comunicação do CRO-PR