CRO-PR visita Dentais para esclarecimento sobre Clareadores Dentais

2017-02-17

No início de fevereiro, a Chefe do Depto. de Ética, Dra. Daniele Costa Bocheko e o gerente de fiscalização Adonis Rocha fizeram visitas às Dentais para entregar o ofício sobre a venda de clareadores dentais, em referência à RDC 06/2015, da ANVISA, que determina que a venda dos clareadores dentais só pode ser feita com a prescrição do Cirurgião Dentista.

Como é sabido, o uso de clareadores de forma incorreta pode gerar graves problemas bucais e por isso o produto não pode ser utilizado sem a orientação de um CD.

Nas visitas foi constatado que o nível de informação dos profissionais das Dentais é bastante alto, tanto no conhecimento das determinações e regulações estipuladas pelos órgãos de saúde pública, como também, de forma geral, os atendentes tem alto nível de conhecimento dos produtos, de suas aplicações e implicações, além do fato de que o sistema de geração de notas fiscais tem a obrigatoriedade do preenchimento do número de inscrição no CRO do Cirurgião Dentista que emite a receita.

As visitas foram de esclarecimento e a receptividade foi muito boa, com o reconhecimento geral da necessidade de controle no comércio de medicamentos e foram inclusive, colhidas algumas sugestões que serão analisadas e terão agregadas informações técnicas para que possamos dar maior clareza e entendimento das regras aos CDS, aos proprietários e funcionários das Dentais e também à população em geral, que é, em última instância, quem mais se beneficia da proteção contra agentes inescrupulosos e que tem interesse apenas na venda de produtos sem a preocupação com a saúde do paciente.

O CRO-PR enviou ofício às demais Dentais e o corpo de fiscais estará atento em diversos canais onde ainda são vendidos produtos e equipamentos de uso exclusivo do Cirurgião Dentista. Algumas respostas já tivemos, como a suspensão de venda de clareadores nas Lojas Americanas, com resposta do fabricante que atendeu e apoiou o movimento, mas o trabalho ainda é grande e contamos com a ajuda de todos, na denúncia de irregularidades, pois serão todas esclarecidas e em caso de comprovação, serão sempre tomadas as devidas providencias jurídicas.

  • Fonte: Depto. Comunicação CRO-PR

Voltar

Lista de Notícias

Confira a lista completa de notícias

Notícias sobre o que acontece, novidades e muito mais.