CRO/PR e ABO/PR reconquistam vagas no "Conselho Estadual de Saúde"

2019-06-15

O Conselho Regional de Odontologia do Paraná e a Associação Brasileira de Odontologia/Paraná reconquistaram vagas no Conselho Estadual de Saúde, durante a 12ª Conferência Estadual de Saúde realizada no período de 11 a 13 de junho, na Unimed Expo Center/ Curitiba, para compor o CES/PR Gestão Fevereiro de 2020 a Fevereiro de 2024.

Processo esse, que iniciou-se em maio/2019 com a habilitação do CRO-PR e da ABO/PR no segmento dos "Trabalhadores de Saúde", garantido assim o direito de participar da Plenária Eleitoral durante a 12ª Conferência Estadual de Saúde que contou com a participação 1.216 delegados e delegadas, representado de forma paritária os Segmentos de Usuários, Trabalhadores de Saúde, Prestadores de Serviços de Saúde e da Administração Pública, todos habilitados nas Conferências Municipais.

A obtenção da vaga para compor o CES/PR a partir de 2020, se deu pela presença das Entidades Odontológicas, no Processo Eleitoral do Segmento dos Trabalhadores de Saúde, onde estão alocados as entidades sindicais, associações profissionais e os conselhos de classe.

A grande representatividade de profissionais da Odontologia em relação as outras categorias profissionais no ato eleitoral, possibilitou em conjunto ao CRO/PR uma vaga de titular e a ABO/PR com a vaga de suplência, sendo deliberado e registrado em ata a alternância das entidades durante o período dos 04 anos.

Vale ressaltar que dentre as vagas destinadas às entidades profissionais da área de Saúde do Paraná, para 16ªConferência Nacional de Saúde, em Brasília, no mês de agosto próximo, a Odontologia obteve 2 (duas) titularidades: pelo CRO-PR indicada como delegada a CD Dayani Franciely Girotto, e pela ABO, como delegada a CD Christiane Luiza Santos, o que é de extrema relevância em termos de representatividade e traduz o momento de união dos profissionais da Odontologia do Estado do Paraná.

A 12ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná com o tema "Democracia e Saúde: Saúde como Direito- Consolidação e Financiamento do SUS", teve como objetivo avaliar as diretrizes gerais da Política Estadual de Saúde, enquanto políticas públicas e aprovar as propostas no âmbito estadual e as nacionais a serem enviadas à 16ª Conferência Nacional de Saúde.

A diretoria do CRO/PR agradece e parabeniza o excelente trabalho coordenado pelo Dr. César Campagnoli, grande conhecedor da interface da Odontologia com a Saúde Pública; à Drª Mariângela de Assis G. Fortes representando a ABO/PR e aos Cirurgiões Dentistas de municípios do Paraná: Curitiba, Ponta Grossa, Arapoti, São José dos Pinhais, Morretes, Maringá, Paranavaí, Cambé, Jataízinho, Ivaiporã, Pato Branco, Floresta e Prudentópolis; todos participantes do Grupo da Odontologia (foto), por essa brilhante vitória para a Classe Odontológica.