CRO/PR entrega certificação do Prêmio Paraná Sorridente a Ibiporã

2015-11-16

Ao conquistar o 1.º lugar na competição estadual, a cidade foi indicada ao Prêmio Brasil Sorridente, levando também o 1.º lugar.

O CRO/PR entregou na última quinta-feira (12) o certificado de primeiro lugar do Prêmio Paraná Sorridente ao município de Ibiporâ. A cidade concorreu na categoria de até 50 mil habitantes. Inscreveram-se projetos das cidades de Campo Magro, Arapoti, Sengés, Vera Cruz do Oeste, Figueira e Porto Vitória. A premiação foi entregue por ocasião do aniversário da cidade.

Atualmente Ibiporã conta com 65 profissionais, divididos em 11 equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que cuidam da saúde bucal da população.

A cirurgiã-dentista responsável pelo projeto foi Adriana Fujimura Proença. A coordenação do setor de Odontologia da prefeitura é da cirurgiã-dentista Patrícia Piazzalunga.

Ao conquistar o primeiro lugar na competição estadual, Ibiporã foi indicada ao Prêmio Brasil Sorridente, levando também o primeiro lugar na 10.ª edição do prêmio nacional (categoria até 50 mil habitantes), promovido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em parceria com o Ministério da Saúde. A premiação contou com 210 municípios participantes de 20 estados e do Distrito Federal.

Para o presidente do CRO/PR, Roberto Cavali, enfatiza que os investimento em saúde bucal da população surtiram resultados positivos. "Não existe saúde se a boca não estiver saudável. Ibiporã atingiu este reconhecimento estadual e nacional devido ao empenho, dedicação e responsabilidade dos técnicos e do gestor público, que reconhece a importância de investir na saúde bucal dos munícipes. O grande prêmio quem recebe é a população", avalia.

Cavali entregou o prêmio ao prefeito José Maria Ferreira, juntamente com o conselheiro Claudenir Rossato. Prestigiaram a cerimônia a vice-prefeita Sandra Moya, a presidente de honra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Eliana Eik Borges Ferreira, o superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no estado do Paraná, Cesar Seleme, a conselheira do CRO/PR, Gilce S. Czlusniak Alves da Costa, secretários municipais, diretores e equipe de Odontologia da secretaria municipal de Saúde.

Por ter conquistado o primeiro lugar na categoria nacional também, Ibiporã receberá consultório odontológico e kits de higiene bucal, com escova de dente, creme e fio dental, que serão destinados às escolas e centros municipais de educação infantil.

A secretária de Saúde, Leilaine Furlaneto, ressalta que o fato de Ibiporã receber o prêmio indica que a administração está no caminho certo na gestão e efetivação de políticas públicas de saúde bucal. "A premiação é resultado de um esforço coletivo e que foi realizado com a participação direta e indireta de várias pessoas e instituições. Algumas ações da administração municipal foram determinantes para tal reconhecimento, tais como a reforma e ampliação de todas as UBSs e, consequentemente, os consultórios odontológicos. Não apenas a estrutura física, o governo municipal está preocupado também com o atendimento dos pacientes e capacitação dos profissionais", observa Leilaine.

• Fonte: assessoria de imprensa