Dia do Cirurgião-Dentista foi marcado por protesto na Boca Maldita, em Curitiba

2013-10-25

Cirurgiões-dentistas fizeram um protesto, na sexta-feira (25), contra os planos de saúde odontológicos. Em Curitiba a manifestação foi na Boca Maldita, entre 11h e 13 horas.

Foram expostas faixas que alertaram a população sobre o tema e distribuídos folhetos com informações sobre o protesto. Esta foi a 5.ª paralisação nacional da categoria.

De acordo com o presidente do CRO/PR, Roberto Cavali, a população geralmente paga pouco nos planos, mas eles remuneram muito mal os cirurgiões-dentistas. “A maioria das operadoras faz apenas procedimentos muito básicos. É como se fosse uma enganação, que não cobre o que o paciente realmente necessita”, disse.

Dra. Sibele Pereira de Oliveira, presidente da Comissão de Convênios e Credenciamentos do Conselho Regional de Odontologia do Paraná (CRO/PR), afirma que a intenção do protesto foi a de mostrar à população que existe um descontentamento generalizado dos cirurgiões-dentistas com a maioria dos convênios odontológicos que prestam serviços no estado.

Em nível nacional, a manifestação foi coordenada pela Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos (CNCC), da qual o Conselho Federal de Odontologia (CFO) faz parte. O CFO critica a baixa tabela de procedimentos, com valores que não cobrem os custos operacionais realizados nos tratamentos odontológicos.

Caso a população tenha algum problema com os planos odontológicos, as reclamações devem ser feitas à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) pelo telefone 0800 701 9656.