Encontro de Coordenadores define Comissão para implantar Exame de Proficiência Facultativo

2019-05-29

Aconteceu no dia 24 de maio, sexta-feira, o “I Encontro de Coordenadores de Cursos de Odontologia do Paraná”, no Auditório do CRO-PR em Curitiba.

O Tema do evento foi o “Exame de Proficiência na Odontologia” e iniciou as discussões sobre a viabilidade de avaliação dos profissionais.

O Dr. Carlos Alberto Herrero de Morais, que coordenou o evento, fez a recepção e apresentação dos presentes, após o que, o Presidente do Conselho, Dr. Aguinaldo Farias fez uma retrospectiva das ações inerentes ao Tema, citando também, os resultados dos Fóruns de Ética realizados anteriormente com a presença dos coordenadores e que derivaram ações no nível estadual e federal.

Ainda pela manhã, a Dra. Vania Fontanella, Presidente da ABENO – Associação Brasileira de Ensino Odontológico, apresentou diversas questões, como os cursos de EADs, detalhes relativos ao MEC e INEP, o “exame em progresso” e outras questões globais sobre o Ensino da Odontologia e suas implicações sobre um método de avaliação. Seguiu-se então a abertura da palavra aos presentes e foram discutidos o meios de avaliação existentes, suas implicações positiva e negativas.

Na parte da tarde tomou lugar um fórum, onde foram discutidos outros pontos determinantes sobre o tema do encontro, os modelos possíveis de avaliação, questões como a aplicabilidade do exame, quais e de que forma as entidades envolvidas tratam o assunto e suas competências, além de serem expostas as visões de cada coordenador/entidade.

Foi então proposto, uma possibilidade de aplicação de exame de proficiência em modo facultativo, que foi votado pelos presentes, sendo aprovada por unanimidade, a criação de uma comissão que será composta por todos os coordenadores, representantes das entidades da Odontologia e terá a coordenação da ABENO.

A proposta foi aprovada unanimemente pelo plenário do fórum e ficou definido a criação da comissão que vai estruturar o projeto piloto do Exame de Proficiência Facultativo, com objetivo de aplicação das provas a partir de 2020.

A diretoria do CRO-PR agradece a presença e o apoio dos Coordenadores, que vem participando ativamente dos eventos deste Conselho, sem medir esforços para modernizar o ensino da Odontologia, utilizando um diálogo aberto e consciente.