I Encontro Nacional das Comissões de Convênios e Credenciamentos é realizado em São Paulo

2014-10-04

Evento contou com a participação de representantes de 21 estados mais o Distrito Federal

 A sede da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), em São Paulo capital, recebeu nos dias 17 e 18 de setembro o I Encontro Nacional das Comissões de Convênios e Credenciamentos. O evento teve a participação de representantes de 21 estados e do Distrito Federal, e foi coordenado pela Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos (CNCC). 

Representantes de entidades nacionais, estaduais e regionais e membros de diversas Comissões Estaduais de Convênios e Credenciamentos (CECCs) do país compareceram para valorizar o evento histórico. Os objetivos principais do Encontro foram debater as políticas e ações atuais; estruturar a forma de enfrentamento aos abusos e ilegalidades no setor; e oportunizar um relato pelos estados participantes sobre as ações desenvolvidas regionalmente. O evento também proporcionou a troca de experiências com os embasamentos citados. 

Inicialmente a CNCC apresentou aos participantes palestras com os temas “A realidade atual da odontologia na saúde suplementar”; “A importância da regulação no setor”; “Os principais problemas enfrentados pelos prestadores”; e “A importância do Plano Estratégico Nacional Unificado”. Foi uma ótima oportunidade para os participantes se atualizarem sobre as informações. 

Dra. Sônia Amaro, representante da Associação de Consumidores (Proteste), ministrou no Encontro palestra sobre o funcionamento da associação, das maiores demandas do consumidor brasileiro, com destaque aos aspectos de interesse das relações dos profissionais de saúde com seus clientes. 

O conselheiro do CFO, Benício Mesquita, falou aos presentes com a abordagem do tema “A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e a legislação que regula o mercado”. Dra. Roberta Rizzo, procuradora do CRO/SP tratou do assunto “A importância do trabalho integrado das entidades da odontologia, com o Ministério Público em todas as suas esferas e áreas de atuação”. 

Ainda durante o evento foram apontados e debatidos os principais problemas da categoria na saúde suplementar, como as baixas tabelas de honorários; a falta da implementação da CBHPO; a falta de mecanismos de proteção aos profissionais que denunciam os abusos e ilegalidades das operadoras; a pouca participação da categoria no movimento de enfretamento; interferência na autonomia profissional; excesso de glosas; dentre outros. 

O coordenador do Encontro e presidente do Sindicato dos Odontologistas de Minas Gerais (Somge), Eduardo Gomide, destacou o que espera de resultados futuros aos profissionais que estiveram no evento. “Cada um dos participantes do encontro deve assumir o compromisso de ao voltar ao seu estado e/ou região, de multiplicar as informações recebidas em São Paulo, de forma a procurar colaborar na estruturação, organização e funcionamento das Comissões de Convênios e Credenciamento em todos os estados, bem como trabalhar para a implementação da CBHPO”, disse.   

Na finalização do evento mais de 50 ações estratégicas de enfrentamento haviam sido propostas pelos participantes em dinâmicas de grupo. Também foi estabelecida a realização, periodicamente, de Encontros Regionais e Nacionais. 

A CNCC que é formada pelas seguintes entidades nacionais: Associação Brasileira dos Cirurgiões Dentistas (ABCD), Associação Brasileira de Odontologia – seção nacional (ABO Nacional), Conselho Federal de Odontologia (CFO), Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO) e Federação Nacional dos Odontologistas (FNO). Participaram do evento os seus seguintes membros da CNCC: Coordenador Dr. Eduardo Gomide (FIO), Dr. Wilson Chediek (ABCD), Dr. Ernani Bezerra (FNO), Dr. José Carrijo (FIO), Dra. Nadia Fava (ABO Nacional), e Dr. José Campos (FIO).

  • Fonte: Assessoria de Imprensa

Voltar

Lista de Notícias

Confira a lista completa de notícias

Notícias sobre o que acontece, novidades e muito mais.