Ibiporã recebe cadeira odontológica por Prêmio de 2015 e convite para solenidade do CFO do Premio 2019

A comunidade de Ibiporã/PR recebeu nesta segunda-feira, dia 18 de novembro, uma cadeira odontológica com equipo, referente ao Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal. O município ficou em 1º lugar na categoria de municípios até 50 mil habitantes, em 2015, na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) esteve representado no ato solene pelo Coordenador da Comissão de Políticas Públicas/Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, Guilherme Graziani.

A cadeira odontológica protagoniza o novo Pronto Atendimento Odontológico (PSO), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, inaugurado na mesma ocasião. Em caráter inédito, a cadeira odontológica protagoniza a assistência ampliada à população local, disponível de segunda a sexta-feira, das 17 às 21h. A cadeira odontológica está ativa para funcionamento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Justino Alves Pereira, localizada na Rua Souza Naves, 1245, Jardim Morada do Sol.

De acordo com Guilherme Graziani, o olhar diferenciado dos gestores e profissionais da Odontologia em Ibiporã valida à essência do Prêmio do CFO em prol da saúde bucal da população. “Na história da construção de políticas públicas de saúde bucal, Ibiporã é um exemplo no Paraná e até mesmo para os mais de cinco mil municípios do Brasil. Na verdade, Ibiporã é bicampeã em excelência odontológica na rede pública. Nesta edição de 2019, o município também ficou em 1º lugar na categoria entre 20.001 e 50.000 habitantes. Parabéns aos envolvidos pelo cuidado com a saúde da população local. A formalização também acontece com a entrega do Termo de Doação da cadeira odontológica para patrimoniamento municipal”, destacou.

Representando o Conselho Regional do Paraná, o Secretário Claudenir Rossato, ressaltou que o Pronto Atendimento Odontológico vai alcançar uma parte importante da população. “O estado vem se destacando na qualidade da assistência odontológica nos últimos anos e Ibiporã é um exemplo desse avanço. O que é motivo de grande orgulho para todos nós, pois o município é minha cidade natal. Nesta caminhada, o CRO-PR valoriza ao máximo as ações e as políticas públicas voltadas à saúde bucal da comunidade local. Parabéns aos gestores e profissionais da Odontologia que tornaram essa premiação possível”, cumprimentou. 

Para Cesar Campagnoli, Presidente da Comissão da Etapa Estadual do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, a presença da odontologia neste novo modelo de atenção em saúde é muito importante para todos nós, agora em terceiro turno. “Presenciamos uma equipe extremamente comprometida. Trabalho esse que será somado à premiação de 2019, com nova cadeira odontológica com equipo. Paraná está de parabéns, além de Ibiporã, neste ano também temos a honra de sermos referência em saúde bucal também em Figueira – 1º lugar na categoria até 20 mil habitantes na Região Sul – e Curitiba – 1º lugar na categoria acima de 500.000 habitantes”, pontuou. 

O secretário municipal de Saúde, Paulinho Zapparoli, relatou o sentimento de gratidão que o momento proporciona a todos, que se empenham dia-a-dia para construir uma saúde melhor. “O momento é de gratidão pela nossa população receber mais esse presente, que é o atendimento odontológico estendido. Temos que agradecer à equipe que se dedicou para culminar nessa inauguração de hoje. Nossa equipe nos orgulha por ser valente e por trabalhar intensamente. Esse trabalho em equipe é o diferencial e é o que tem trazido resultados ao município”, enalteceu Paulinho.

O prefeito João Toledo Coloniezi, enfatizou que mesmo em meio a toda dificuldade que os municípios enfrentam Ibiporã ainda consegue inovar e oferecer à população o melhor possível em saúde. “Com o PSO nós passamos a olhar para aqueles indivíduos que normalmente não podem procurar atendimento nos horários padrões, mas que sofrem com uma dor de dente por exemplo. Nessa inauguração aqui avaliamos a grandiosidade que o Pronto Atendimento é para os nossos cidadãos. A maioria das UPAs não dispõem desse tipo de serviço, mas Ibiporã é diferenciada. Mesmo em meio a toda dificuldade que enfrentamos na Saúde nacional, Ibiporã continua colocando serviços novos à disposição da população.

O PSO é um projeto piloto que surgiu a partir da premiação do CFO e prevê suprir uma demanda da população local em encontrar atendimento odontológico de urgência principalmente após as 17h, uma vez que depois desse horário já não há mais atendimento nas UBSs e/ou no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Ibiporã. No Pronto Atendimento Odontológico serão atendidos os casos que estejam dentro das classificações de urgência e emergência, como para o alívio da dor por exemplo. No PSO não serão realizados tratamentos. Os atendimentos seguem normalmente nas UBSs e no CEO. Para ser atendido no Pronto Atendimento basta portar um documento de identificação e o cartão do SUS.

Voltar

Lista de Notícias

Confira a lista completa de notícias

Notícias sobre o que acontece, novidades e muito mais.