Lançadas chamadas públicas para três mil bolsas e projetos de pesquisa no Paraná

 Ao todo serão R$ 22,77 milhões neste conjunto de programas de incentivo à ciência, tecnologia e inovação.

A Fundação Araucária e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior lançaram no último dia 5 cinco Chamadas Públicas que disponibilizam mais de 3 mil bolsas e recursos para projetos de pesquisa. Ao todo serão R$ 22,77 milhões neste conjunto de programas de incentivo à ciência, tecnologia e inovação.

O secretário João Carlos Gomes enfatiza a importância dos investimentos , tanto para a manutenção dos programas e projetos em andamento como para o lançamento de novas Chamadas Públicas."Temos conseguido, mesmo no momento difícil pelo qual o país passa, cumprir com todos os compromissos assumidos e ainda lançar novos programas para o avanço da ciência no Paraná. Damos prioridade para a Fundação Araucária por entendermos que o recurso é sempre muito bem aplicado”, afirmou o secretário.

O Programa de Bolsas de Iniciação Científica, Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, da Fundação Araucária, é o que ofertará o maior número de bolsas. São 1,7 mil bolsas que visam a incentivar a participação de alunos de graduação no desenvolvimento de atividades de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação.

O presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman, lembra que o foco principal da instituição é o investimento em ideias e pessoas, com mais de 65% do capital voltado para esta finalidade. “Temos um retorno muito positivo de toda a comunidade acadêmica. No Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde: Gestão Compartilhada em Saúde, por exemplo, recebemos um dos maiores números de projetos do Brasil, cerca de 260 propostas”, disse ele. “No Programa de pesquisa em Zika, tivemos dez excelentes projetos inscritos, dos quais três serão contemplados. São alguns números que mostram que o Paraná tem um grande potencial de pesquisadores.”

RECURSOS HUMANOS - Outras mil bolsas serão disponibilizadas pelo Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social: Pesquisa e Extensão Universitária, da Fundação Araucária. O programa busca promover a formação de recursos humanos para a pesquisa e a extensão universitária direcionadas a temas de interesse social e favorecer o acesso e a integração dos estudantes que ingressam no ensino superior por meio do sistema de cotas sociais.

Os recursos serão destinados, ainda, ao Programa de Apoio Institucional para Organização, Realização e Participação dos Encontros Anuais de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica e Inovação, ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária. Serão destinados, também, ao Programa Institucional de Pesquisa Básica e Aplicada que, além de ofertar bolsas de pesquisa, tem o objetivo de promover o fortalecimento institucional da produção científica, tecnológica e de inovação, por meio de apoio financeiro para projetos de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento.

PARTICIPAÇÃO - Poderão participar dos editais estudantes, professores e pesquisadores de instituições de ensino superior públicas e privadas sem fins lucrativos, tanto estaduais como federais, e de institutos de pesquisas com sede no Paraná. Os prazos para submissão de projetos, a duração das bolsas de todas as demais informações estão disponíveis em www.fappr.pr.gov.br no link Chamadas Abertas.

  • Fonte: Assessoria de Imprensa

Voltar

Lista de Notícias

Confira a lista completa de notícias

Notícias sobre o que acontece, novidades e muito mais.