Nota de Esclarecimento sobre notícia infundada.

2019-10-04

NOTA OFICIAL

O CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DO PARANÁ, Autarquia Federal com atribuições de supervisionar a ética profissional, de zelar pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente, vem por meio desta nota oficial, esclarecer o que segue:

Tem sido noticiado na mídia que o CRO/PR acusa de forma infundada um profissional cirurgião dentista da cidade de Ponta Grossa de ter praticado crimes contra pacientes por ele atendidos. Dito profissional tem se manifestado em diversos canais de comunicação alegando que há perseguição e conluio por parte dos Conselheiros da Entidade.

Esclarecemos que diferentemente do alegado pelo referido profissional, o CRO/PR tem o dever e a obrigação legal de comunicar às autoridades competentes quando toma conhecimento de fatos que possam caracterizar crimes contra a saúde pública, pois o papel do presente Conselho é o de proteção da sociedade.

Oportuno esclarecer também que jamais ocorreu qualquer tipo de perseguição a qualquer profissional inscrito no CRO/PR, sendo certo que a atuação da Autarquia se dá de maneira institucional, isenta e, sobretudo, imparcial em face de todos os profissionais inscritos.

Por fim, informamos que os processos éticos disciplinares que tramitam neste Conselho, por força de lei, são sigilosos, logo, correm em segredo de justiça até ulterior julgamento e, por tal razão, não se pode trazer a público fatos relacionados a tais processos.

Lamenta-se que se utilizem dos meios de comunicação para propagar inverdades a respeito da atuação do Conselho Regional de Odontologia do Paraná. O que se evidencia, na verdade, é a pretensão de tumultuar os processos éticos em curso, na busca de algum aproveitamento da exposição pública.

Frisa-se que essa Entidade prima pela democracia, transparência e preservação de todos aqueles que atuam na área do Odontologia no Estado do Paraná.

Curitiba, 03 de outubro de 2019.

AGUINALDO COELHO DE FARIAS

PRESIDENTE CRO/PR