Parceria possibilitará que estudantes de odontologia da UFPR atendam usuários do SUS na capital

2014-09-02

Acordo entre prefeitura de Curitiba e a instituição de ensino permitirá que acadêmicos acompanhem equipes de saúde bucal

Os trabalhos das equipes de saúde bucal do Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba poderão ser acompanhados por estudantes de odontologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Essa possibilidade passou a ser real após o acordo estabelecido entre a universidade e a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba nesta segunda-feira (1). 

“A parceria cria uma relação orgânica da secretaria com a universidade. Para os alunos, a ação é ótima ao abrir campos de estágio. Além disso, ela permite uma atualização permanente dos profissionais da rede”, afirma o secretário municipal de saúde, Adriano Massuda. Com a iniciativa a secretaria espera reduzir as filas de atendimento nas especialidades de odontologia. 

Por meio da ação a população passará a ter mais acesso aos equipamentos odontológicos da UFPR, com base nas diretrizes do GraduaGEO, iniciativa conjunta dos ministérios da Saúde e da Educação que busca maior integração entre a comunidade acadêmica e o sistema público de saúde. 

“Decidimos nos adiantar pela inclusão da nossa escola de odontologia na rede do SUS. A intenção é que toda vaga preenchida de graduação, aproximadamente 96 ao ano, seja qualificada conhecendo a realidade da assistência pelo SUS”, afirma Nelson Luis Barbosa Rebelato, vice-diretor do Setor de Ciências da Saúde e professor do Departamento de Odontologia da UFPR. 

Hoje o curso de odontologia da UFPR conta 180 equipamentos distribuídos em três clínicas, um centro cirúrgico, serviço de radiologia e três laboratórios. Por meio do GraduaCEO o Ministério da Saúde investirá um total de R$ 29,7 milhões em todo o país para o custeio e montagem de clínicas odontológicas universitárias até o próximo ano.

  • Fonte: Assessoria de Imprensa

Voltar

Lista de Notícias

Confira a lista completa de notícias

Notícias sobre o que acontece, novidades e muito mais.