Pequeno Cotolengo recebe consultório odontológico por meio do Prêmio Brasil Sorridente

2013-11-11

Curitiba foi contemplada com a premiação na categoria de cidades com mais de 300 mil habitantes.

A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba escolheu a Unidade de Saúde Amigo Especial, localizada no Pequeno Cotolengo Paranaense, para receber da empresa Dabi Atlante um novo consultório odontológico. A empresa é parceira do Conselho Federal de Odontologia (CFO) desde 2005, quando teve início o Prêmio Brasil Sorridente, concedido aos municípios brasileiros que se destacam em políticas públicas de saúde bucal.

Neste ano Curitiba foi contemplada na categoria de municípios com mais de 300 mil habitantes. Compareceram no evento o presidente do CFO, Dr. Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, o presidente do CRO/PR, Dr. Roberto Cavali, o secretário de Saúde de Curitiba, Adriano Massuda, o coordenador do programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Michel Deolindo, e o assessor da presidência do CFO, Dr. Ermensson Luiz Jorge.

Também estiveram presentes os representantes da Dabi Atlante, Caetano Biagi, gerente da regional Sul, Luís Sardinha, superintendente geral da Matriz e Rute Silva, coordenadora da filial de Curitiba, além de outros profissionais da área de saúde e funcionários do Pequeno Cotolengo.

O presidente do CRO, Dr. Roberto Cavali, agradeceu a presença de todos e a parceria da Dabi Atlante, e destacou a dedicação dos profissionais da odontologia especial. “A premiação é para os profissionais e para os pacientes”, disse. Cavali reiterou na oportunidade a importância da implantação da odontologia hospitalar, para o atendimento especializado nos hospitais.

O Padre Rodinei Thomazella, diretor presidente do Pequeno Cotolengo, enfatizou a importância da doação para a instituição. “Os profissionais são conhecidos pelos moradores. Estamos contentes pela presença de todos e pela maravilhosa ação”, disse ele, que já planeja um espaço maior para o atendimento dos assistidos.

O presidente do CFO, Dr. Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, parabenizou todos os profissionais do Pequeno Cotolengo. “O atendimento a pessoas especiais é difícil”, ressaltou. Ele também destacou a parceria com a Dabi Atlante, e parabenizou a Secretaria Municipal de Saúde pela evolução do setor odontológico em Curitiba.

Adriano Massuda, secretário de saúde da capital, afirmou que Curitiba ainda tem importantes desafios a serem superados. “A odontologia é uma área que tem uma grande história em Curitiba, e recupera a autoestima e dignidade das pessoas. É um setor que está em evolução. Lidar com pessoas portadoras de deficiência é um grande desafio da política pública. Queremos manter e fortalecer a parceria com o Pequeno Cotolengo”, disse, ao destacar que a instituição foi escolhida por ser no momento a que mais necessita do consultório.

O Pequeno Cotolengo atende atualmente 240 pessoas com necessidades especiais, de diferentes faixas etárias. Para os assistidos são proporcionados programas de alfabetização na Escola de Educação Especial, atendimento de fisioterapia, hidroterapia e equoterapia (com cavalos), terapia ocupacional, fonoaudiologia e odontologia, alimentação controlada por nutricionistas, atendentes e auxiliares de enfermagem, entre outros benefícios.