Reunião no CRO/PR tratou da resolução sobre boas práticas para instalação e funcionamento de estabelecimento de odontologia

2013-10-11

Cirurgiões-dentistas discutiram a resolução estadual da SESA que trata do tema

A resolução estadual colocada em consulta pública pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e que dispõe sobre os requisitos para “Boas Práticas para Instalação e Funcionamento de Estabelecimento de Odontologia” foi tema de debate em reunião na sede do CRO/PR neste dia 10 de outubro. A abertura dos trabalhos foi a cargo do presidente do Conselho, Dr. Roberto Cavali, que em seguida passou a palavra para o Dr. Oldemar Rodrigues de Almeida, advogado e físico, que leu a resolução na íntegra.


De acordo com ele, se a resolução for colocada em prática, dificultará a viabilização de um consultório odontológico. O coordenador de Saúde Bucal da Prefeitura de Curitiba, Dr. Michel Deolindo, esclareceu que a parte de Vigilância Sanitária é separada da odontologia, e que essa demanda será comunicada à Sesa. Também na ocasião o cirurgião-dentista Pedro Vieira, representante da Gnatus, falou sobre equipamentos de raio-X.

Segundo Vieira a NBR453, que normatiza por meio do Inmetro e pelas normas da Anvisa os equipamentos de raio-X, mostra que a indústria é responsável pelo equipamento que comercializa e o único profissional habilitado a dar laudos de equipamentos de raio-X é um físico e não um técnico de equipamento odontológico.

Declarou também que há seis indústrias que vendem raio-X no Brasil e somente duas cumpririam as normas. Já na visão da Dra. Maria Luiza Passo, as mudanças irão ocorrer pela questão da evolução da biossegurança. Também foi discutido, entre outras questões, o ponto plantas arquitetônicas.

Após outras considerações, o presidentes do CRO/PR declarou apoio a toda odontologia, a fim de que as definições sejam favoráveis aos profissionais. Confira a ata da reunião e a lista de presença.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Voltar

Lista de Notícias

Confira a lista completa de notícias

Notícias sobre o que acontece, novidades e muito mais.