Seis mil servidores do SUS poderão fazer curso de capacitação oferecido pelo Ministério da Saúde

2014-07-07

Formação em Educação Permanente em Saúde poderá ser realizada na Universidade do Rio Grande do Sul

O Ministério da Saúde informou a realização de convênio com a Universidade do Rio Grande do Sul (URGS) para o curso de formação de Educação Permanente em Saúde (EPS em Movimento). A divulgação ocorreu durante a 67.ª reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (MNNP-SUS), nos dias 2 e 3 de julho, em Brasília. 

Seis mil trabalhadores do SUS, de diferentes segmentos da Saúde, preferencialmente os trabalhadores que atuam na ponta, serão beneficiados. A inscrição para o curso vai até o dia 15 de julho, feita neste link: (http://www.educasaude.org/noticias/inscricoes-para-eps-em-movimento-permanecerao-abertas-ate-dia-15-de-julho). A participação será à distância, mas duas aulas são presenciais.  

“É um curso de especialização para quem tem graduação. Mas profissionais de nível médio também poderão fazer como forma de aperfeiçoamento”, afirma Irene Rodrigues, coordenadora de estrutura do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc). Irene participou do MNNP representando a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam).  

Em paralelo à Mesa Nacional ocorreu um Seminário sobre Saúde do Trabalhador. O desafio é de que o Protocolo número 8, assinado em 2011, seja implementado na ponta.  

Capacitação do servidor é considerada necessidade 

De acordo com a Confetam e o Sismuc, o curso vem em bom momento, no contexto de construção de um Plano de Carreira no SUS. A formação é vista como uma importante oportunidade para os servidores terem a sua especialização. Na avaliação das entidades a medida provoca outras instâncias a promover cursos como esse.  

“Este é um bom exemplo do governo federal, que pode e deve ser replicado por municípios e estados brasileiros, considerando as dificuldades que alguns gestores provocam, ao não oferecer cursos como esse”, conclui Irene. 

  • Fonte: Assessoria de Imprensa

Voltar

Lista de Notícias

Confira a lista completa de notícias

Notícias sobre o que acontece, novidades e muito mais.