Campanha “Novembro Vermelho” destaca o combate ao Câncer de Boca no Paraná.

2019-11-05

Prevenção e combate ao câncer de boca é a meta da Campanha Novembro Vermelho, que acontece durante todo este mês no Paraná. Instituída através da Lei nº 19.868/2019, por proposição de Projeto de Lei do Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano (PSDB), a campanha visa conscientizar a população sobre a importância de prevenir e combater precocemente o câncer de boca,  enfatizando a sua gravidade, a necessidade de cuidados e o diagnóstico precoce.

A ideia da lei surgiu de uma conversa do presidente do Poder Legislativo com a nora, Dra. Ana Paula Prestes Virmond Traiano. Cirurgiã-Dentista, Ana Paula descobriu que era portadora de um câncer há dois anos. Como sempre fazia exames preventivos, conseguiu descobrir o tumor no início, tratou e está completamente curada. “Confiante na prevenção contra o câncer que levei ao meu sogro a proposta de um Projeto de Lei Especial sugerindo um mês dedicado a chamar a atenção dos paranaenses para os riscos desse tipo de câncer, que é de responsabilidade do Cirurgião-Dentista diagnosticar’’, comentou.

O Programa também visa estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas envolvendo a população, órgãos públicos e empresas privadas; e também detectar precocemente lesões malignas na cavidade oral e nos lábios, além de encaminhar o paciente para um tratamento adequado.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que o câncer é a segunda maior causa de mortes no Brasil. E, dentre as neoplasias malignas com maior incidência está o câncer de boca, que afeta lábios, língua e mucosas da cavidade oral, podendo atingir ossos, músculos e outros tecidos da região.

O CRO-PR tem participado ativamente apoiando a equipe do Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Erasto Gaertner, sob a coordenação do Dr. Laurindo Sassi, que este ano terá a ação principal realizada na Boca Maldita no dia 27 de novembro. Este ano também estão agendadas ações de atendimento à população em Irati, no dia 07 e em Paranaguá, no dia 26 deste mês.

“O apoio histórico do CRO-PR às campanhas de prevenção do Câncer Bucal faz parte de diversas ações que o Conselho desenvolve em parceria com entidades da saúde e entidades de ensino em todo o Estado”, comentou Dr. Guilherme Graziani, Coordenador da Comissão de Políticas Públicas do CFO, que representou o CRO-PR na Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa do Paraná, no dia 29 de outubro, quando foram discutidos diversos assuntos sobre a Odontologia paranaense.

O CRO-PR convoca a população a participar das atividades desenvolvidas neste mês, em todo o Estado.