CRO-PR esclarece acusações infundadas em reunião com ABO Nacional e ABO Paraná

2025-05-26

O presidente do Conselho Regional de Odontologia do Paraná (CRO-PR), professor Aguinaldo Farias, reuniu-se nesta segunda-feira (26) com a diretoria da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) Nacional e da ABO Paraná, na sede da entidade estadual, em Curitiba. A reunião teve como objetivo esclarecer as recentes alegações infundadas promovidas em mídias sociais com intuito, exclusivamente, eleitoreiro.

Estiveram presentes o presidente da ABO Nacional, Dr. Celso Minervino Russo, o presidente da ABO Paraná, Dr. Sérgio Vieira, além de toda a diretoria da seccional paranaense.

Durante o encontro, foram apresentados documentos comprobatórios e esclarecimentos que demonstram a improcedência das denúncias. Em relação à reforma da sede do CRO-PR, foi pontuado que:

A obra foi licitada por meio da plataforma oficial do Governo Federal, o ComprasNet (compras.gov.br), garantindo total transparência e lisura no processo;

Existe um teto contratual estabelecido, o qual não poderá ser ultrapassado;

O pagamento é realizado apenas com base na medição da obra concluída e de acordo com o valor global licitado, não sendo permitido o pagamento de itens avulsos como tintas, cimento ou ferramentas;

Não cabe ao CRO-PR o pagamento de notas fiscais relativas a reforma, pois os pagamentos são feitos, exclusivamente, a empreiteira vencedora do certame, após medição de obra.

Cabe destacar que o ComprasNet é o portal de compras do Governo Federal, utilizado por órgãos da administração direta, autárquica e fundacional do Sistema de Serviços Gerais (SISG), com o objetivo de garantir transparência e eficiência nas contratações públicas.

Quanto às diárias recebidas pelo presidente do Conselho, foi apresentado relatório detalhado que comprova a legalidade e regularidade de todos os pagamentos, os quais foram devidamente autorizados e registrados. As alegações de ganhos irregulares baseiam-se em interpretações distorcidas e sem fundamento na realidade administrativa da autarquia.

Também foi esclarecida a questão do suposto acúmulo de cargos pelo professor Aguinaldo Farias. Foram apresentados documentos que comprovam autorização formal da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por parte do departamento ao qual está lotado, permitindo sua atuação no mandato classista junto ao CRO-PR.

Por fim, foi reforçado que todas as informações estão publicamente disponíveis no Portal da Transparência do CRO-PR, reafirmando o compromisso da atual gestão com a ética, a responsabilidade e a governança institucional. A reunião foi concluída com o reconhecimento unânime, por parte dos presentes, quanto ao bom andamento da gestão do Conselho.

 

Assessoria de Comunicação

CRO-PR – Conselho Regional de Odontologia do Paraná

Voltar

Lista de Notícias

Confira a lista completa de notícias

Notícias sobre o que acontece, novidades e muito mais.