CRO-PR participa de reunião de esclarecimentos da Vigilância Sanitária em Ponta Grossa.
2023-12-08
Estiveram reunidos na quinta-feira, 07/12, na Fundação Municipal de Saúde, a Conselheira Gilce Czlusniak, acompanhada do Delegado do Conselho, Dr. Alessandro Lisboa, da coordenadora do Departamento de Ética Dra. Daniele Bocheko e do procurador Jurídico do Conselho, Dr. Alexandre Mazetto, em conjunto com representantes dos Cirurgiões-Dentistas da região, para obter com a coordenação da Vigilância Sanitária, um melhor entendimento da classe quanto às novas exigências para as clínicas e consultórios odontológicos.
A Gerente da VS, Simone Patrícia de Barros mostrou algumas situações em que os Cirurgiões-Dentistas terão que fazer adequações, pois a Lei mudou em 2020, após a pandemia do COVID, passando a ser exigido pela Vigilância, um projeto arquitetônico, que será analisado por um engenheiro responsável da Vigilância Sanitária.
Por outro lado, os CDs argumentaram sobre exigências, como quando não é possível fazer barreiras físicas, para que se faça o ajuste da barreira técnica. Porém, esse assunto é de extrema complexidade, sendo importante que essas orientações sejam passadas pela equipe da Vigilância, em forma de palestras para toda a equipe de saúde bucal. Também foi solicitado para que a vigilância repasse todas as orientações com embasamento em normas técnicas para o CREA, visto que arquitetos e engenheiros também não tem informações assertivas, o que os dificulta a atender os profissionais em seus consultórios e clínicas.
Quanto às fiscalizações do CRO-PR nas UBS, a Secretária da Saúde de Ponta Grossa, Juliane Dorosxi Stefanczak se comprometeu de adequar também todos os postos de saúde, pois entende-se que as exigências sejam as mesmas a serem cumpridas, tanto para o setor privado como o público.