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Projeto PILOTO

O desenvolvimento da Odontologia nos últimos anos, com o surgimento de novas técnicas, novas tecnologias, novos fármacos, novos equipamentos, aliados ao aprofundamento científico da ciência Odontológica, causou uma elevação o conceito da profissão em todo o mundo.
Da mesma forma, a explosão da "era da informação" alavancou a difusão do conhecimento e, com os estímulos de novos meios de comunicação e acesso à informação, facilitaram a multiplicação de cursos de graduação e pós-graduação na área Odontológica.

A partir de um estudo que considerou as estatísticas do departamento de ética do CRO-PR, o mapeamento da estrutura de saúde pública, somado à participação dos Colegas que dedicam um pouco do seu tempo às atividades do Conselho, em suas Câmeras Técnicas e Comissões, a Diretoria do CRO-PR lançou um olhar mais atento à formação dos profissionais e identificou que a quantidade está se sobrepondo à qualidade e, uma vez que o Sistema Conselho não tem a prerrogativa de abrir ou fechar novos cursos, viu-se na obrigação de fomentar a melhoria da qualidade na formação do novo profissional.

Mas não poderia o Conselho tomar qualquer iniciativa sem o respaldo do setor acadêmico.
Em 2018 a Diretoria do CRO-PR foi ao encontro das entidades, ouvindo atentamente os Coordenadores de Curso e em 2019 iniciou uma série de encontros de coordenadores visando a integração e a troca de conhecimento que foi a semente do que viria a ser este Projeto Piloto de Exame de Proficiência em Odontologia.

Mesmo durante a pandemia os encontros seguiram em sala virtuais e em 2020, a Diretoria abriu diálogo com a ABENO - Associação Brasileira de Ensino Odontológico, que abraçou a causa e entrou com o amplo conhecimento de seus membros neste projeto, em que a receptividade e empenho dos coordenadores também foi um fator fundamental.
Em 2021 o Projeto tomou corpo e no primeiro semestre de 2022 foram realizados pela ABENO, na sede do CRO-PR, os treinamentos para a elaboração de questões, que capacitou os professores responsáveis pela elaboração da prova que será aplicada em Novembro.

INSCRIÇÕES

03 a 16

OUTUBRO/2022

PROVA

05 DE NOVEMBRO

INSCREVA-SE

GABARITO

07 NOVEMBRO/2022

GABARITO PRELIMINAR

FORMANDOS

Não percam a oportunidade de fazer parte de um momento histórico para a Odontologia paranaense, construindo um futuro melhor para a sua profissão!

A PROVA

Serão 40 questões objetivas, escolhidas de um banco de questões elaboradas por professores de Odontologia do Estado do Paraná, a partir de uma matriz de prova baseada nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

CERTIFICAÇÃO

Mérito Odontológico

O CRO-PR emitirá um Título de Mérito Odontológico para os primeiros 20 colocados.

Certificado

A Certificação será fornecida para aqueles que atingirem média igual ou superior a 7,0 no exame.

O CRO-PR encaminhará Ofício aos gestores municipais para incluir o resultado do exame nas provas de títulos nos concursos para Cirurgião-Dentista no Estado.

Sem custo para os participantes

Não haverá custos para os participantes, pois o CRO-PR assumiu as despesas com a elaboração e a estrutura, sendo que a prova será aplicada em todas as cidades em que existam cursos de Odontologia.
Basta você estar presente no local, data e horário indicados pelo edital.

Divulgação estratificada

Somente o formando saberá do seu desempenho e poderá compará-lo à média do seu curso e a média geral de todo o Estado.
Esta será uma excelente oportunidade para o formando se autoavaliar e corrigir os caminhos da própria formação.

Compromisso com a privacidade

Também existe o sigilo dos envolvidos na organização, em todos os níveis, o compromisso de todas as entidades de não ranqueamento dos participantes, assim como não será feita a divulgação dos resultados para a população, como ferramenta de marketing, a exemplo do que acontece com o Enade.

Inscrição individual

A lista dos formandos será informada pelo coordenador, mas a inscrição deverá ser realizada pelo formando.
Informe-se com o seu coordenador e fique atento às redes sociais do CRO-PR. A sua participação é fundamental para uma avaliação criteriosa da qualidade do ensino da Odontologia como um todo.

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