1.ª Turma de Cirurgiões-Dentistas da UFPR comemora centenário no próximo dia 19

2014-12-03

A formatura ocorreu no dia 19 de dezembro de 1914, sob a direção do Dr. Victor Ferreira do Amaral e teve como paraninfo o Dr. Nilo Cairo.

No dia 19 de dezembro deste ano a Universidade Federal do Paraná e o Curso de Odontologia comemoram o 1º Centenário de formatura da 1.ª turma de Cirurgiões-Dentistas. O ato solene ocorreu no dia 19 de dezembro de 1914, sob a direção do Dr. Victor Ferreira do Amaral e teve como paraninfo o Dr. Nilo Cairo.

Foram os seguintes os graduados: Dra. Helena Viana Seiler; Dr. Juniens Frederico Emerson, Dr. Julio Ignácio da Rocha, Dr. João Antonio Ferreira da Cunha; Dr. Argemiro Bertier, Dr. Waldomiro Camargo Bandeira, Dr. Alfredo Puglieli, Dr. Carlos Hugo Gross e Dr. José Camilo Ribeiro Viana.

O aluno desta turma, Carlos Eschholz, não colou grau e ficou para receber seu diploma com a próxima turma (segunda turma).

O levantamento destas informações é do professor Dr. Luiz Fernando Boros, coordenador e pesquisador do grupo de pesquisa em formação “História do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Paraná” e das pesquisadoras Ivanir Gonçalves Pencal (técnica-administrativa) e da bibliotecária Sheila Cristina da Silva Góes Barreto.

• Fonte: Assessoria de Imprensa