APCD homenageia ícone da Odontologia do Paraná

2015-02-06

Dr. Antonio Fernando Tommasi dará nome a instituto que combaterá câncer bucal

A Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) fez uma homenagem a um ícone da Odontologia do Paraná, o Dr. Antonio Fernando Tommasi. A entidade criou um instituto de combate ao câncer bucal, que levará seu nome.

A homenagem, feita no dia 23 de janeiro, foi recebida pela Dra. Maria Helena Martins Tommasi, viúva do Dr. Antonio, falecido há 16 anos. “Eu me senti honrada com esta homenagem”, afirma.

A solenidade ocorreu durante a 33.ª edição do Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (Ciosp) e 18.ª Feira Internacional de Odontologia (Fiosp), que foram realizadas de 22 a 25 de janeiro e contou com a presença do presidente do CRO/PR. Dr. Roberto Cavali.

O nome oficial da entidade será Instituto do Câncer de Boca Antonio Fernando Tommasi e terá uma parceria com o Instituto de Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho, que tem mais de 90 anos de atuação no atendimento a pacientes com câncer.

O nome do instituto foi sugerido pelo Dr. Artur Cerri, diretor da APCD.

De acordo com o presidente da entidade, Adriano Forghieri, o nome do instituto homenageia o pioneiro da estomatologia no Brasil, primeiro presidente da Sociedade Brasileira de Estomatologia (1974-1976), e deve ser inaugurado no primeiro semestre deste ano.

Forghieri diz ainda que, a partir de agora, o instituto será moldado dentro de uma infraestrutura que já existe no complexo central da APCD, em São Paulo, onde também funcionam a Escola de Aperfeiçoamento Profissional (EAP) e uma clínica toda equipada com tecnologia de ponta – contando também com serviços de imagem.

“Nosso objetivo é oferecer mais um importante serviço de prevenção, tratamento e acompanhamento aos pacientes que fazem parte do grupo de risco para o câncer de boca – doença bastante mutiladora e que pode ser diagnosticada precocemente com taxas elevadas de cura”.

A Dra. Maria Helena ressalta que o Dr. Antonio Fernando Tommasi escreveu o primeiro livro no país, sobre câncer bucal, em 1980. Uma outra obra, intitulada “Diagnóstico em Patologia Bucal”, tem passado por atualizações feita por ela, que é professora na UFPR, e já está em sua 4.ª edição, lançada em julho do ano passado, pela Editora Elsevier.

  • Fonte: Assessoria de Imprensa

Voltar

Lista de Notícias

Confira a lista completa de notícias

Notícias sobre o que acontece, novidades e muito mais.