Aumenta o número de consultas odontológicas iniciais na rede municipal de saúde de Curitiba

2014-09-01

Segundo dados da prefeitura o crescimento foi de 4,5% nos cinco primeiros meses do ano

Entre janeiro e maio deste ano 88.618 pessoas passaram por consultas odontológicas iniciais na rede municipal de saúde da capital. O aumento foi de 4,5% em comparação com o mesmo período de 2013, quando foram realizados 84.812 atendimentos que deram início ao tratamento. 

A Secretaria Municipal de Saúde promove algumas ações para fortalecer a conscientização sobre os cuidados com a saúde bucal. Uma das ações é realizada no bairro Tatuquara, com visitas frequentes a escolas para estimular as crianças e, por extensão, seus familiares a visitarem o cirurgião-dentista. 

“Os bons serviços de assistência e atendimento odontológicos são essenciais inclusive na reconstrução da autoconfiança dessas pessoas”, diz o secretário municipal de saúde de Curitiba, Adriano Massuda. Ele destaca o resgate da autoestima promovido entre os pacientes. 

Durante visita a unidades de saúde de Curitiba o coordenador-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, falou sobre as iniciativas que levam em consideração as necessidades prementes da população atendida. “A capacidade resolutiva é essencial ao bom serviço de saúde. É por meio dela que se obtém legitimidade social”, afirmou. 

Outra ação que contribuiu com o aumento dos atendimentos é programa Consultório na Rua, que leva serviços de saúde para cerca de quatro mil moradores em situação de rua na capital. Ao todo são quatro equipes multidisciplinares, compostas por cirurgiões-dentistas, auxiliares de saúde bucal, médico, auxiliar de enfermagem, enfermeiro, psicólogo e assistente social. O Ministério da Saúde pretende levar a iniciativa para outros municípios. 

  • Fonte: Assessoria de Imprensa

Voltar

Lista de Notícias

Confira a lista completa de notícias

Notícias sobre o que acontece, novidades e muito mais.