Campanha de vacinação contra a gripe no Paraná termina na sexta-feira

2016-05-16

Idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses até cinco anos incompletos, gestantes, mulheres que deram a luz nos últimos 45 dias e portadores de doenças crônicas podem procurar as Unidades de Saúde.

A vacinação contra a gripe para a população que faz parte do grupo de risco vai até esta sexta-feira (20) no Paraná. Idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses até cinco anos incompletos, gestantes, mulheres que deram a luz nos últimos 45 dias e portadores de doenças crônicas podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para receber a vacina.

“O Paraná antecipou a campanha de vacinação e a adesão da população foi extraordinária. Provavelmente, com a alimentação dos sistemas de informação pelos profissionais de saúde, já tenhamos atingindo a meta, antes mesmo do prazo final da campanha”, disse o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

Segundo o coordenador estadual de Imunização, João Luis Crivellaro, até esta segunda-feira (16), o Paraná vacinou mais de 78% do público alvo, sendo que a meta é atingir 80% da população que tem direito à vacina. A campanha também é dirigida a outros públicos de risco, como trabalhadores de saúde, população indígena e privados de liberdade.

Campanha de vacinação contra a gripe termina na sexta-feiraOs grupos de crianças e gestantes atingiram apenas 69% e 58% da população vacinada, respectivamente. “Nossa maior preocupação agora é com as gestantes. Os sintomas da Influenza podem evoluir muito mais rápido durante a gravidez e levar a quadros graves da doença”, afirma o coordenador.

PREVENÇÃO – Mesmo com a vacinação, os cuidados para prevenir a gripe devem continuar. É necessário lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar e ao chegar da rua. Outra orientação é cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável quando for tossir ou espirrar.

As superfícies e objetos que entram em contato frequente com as mãos, como mesas, teclados, maçanetas e corrimãos, devem ser limpos com álcool. Objetos de uso pessoal, como copos, talheres e alimentos não devem ser compartilhados. Também é necessário evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas.

De acordo com a médica Julia Cordelline, chefe do Centro Estadual de epidemiologia, pacientes que apresentarem febre com mais de 38ºC, tosse ou dor de garganta devem procurar um médico. “Dificuldade para respirar, fortes dores no corpo e desidratação indicam que o quadro está se agravando e a pessoa deve procurar atendimento urgente”, diz. Em caso de dúvidas, profissionais da Secretaria estadual de Saúde estão disponíveis para esclarecimentos pelo telefone 0800 643 8484.

ATUALIZAÇÃO – Do início do ano até esta segunda-feira (16), já foram contabilizados 478 casos de Influenza no Estado. Desses, 446 correspondem ao vírus H1N1. Os números totalizam casos de Síndromes Respiratórias Agudas, que demandam internação do paciente, e Síndromes Gripais, registrados nas 23 Unidades Sentinelas do Paraná.

No mesmo período, foram confirmados 30 óbitos por H1N1: Antonina (1), Curitiba (3), Quitandinha (1), São José dos Pinhais (1), Rio Azul (1), Chopinzinho (1), Francisco Beltrão (1), Marmeleiro (3), Foz do Iguaçu (7), Espigão Alto do Iguaçu (1), Campo Mourão (2), Umuarama (1), Maringá (1), Apucarana (2), Londrina (1), Andirá (1), Cornélio Procópio (1) e Toledo (1).

  • Fonte: Assessoria de Imprensa

Voltar

Lista de Notícias

Confira a lista completa de notícias

Notícias sobre o que acontece, novidades e muito mais.