Cirurgiã-dentista participa de conferência internacional sobre acupuntura em Boston

2015-11-15

Lirane Carneiro Suliano integra a Comissão de Práticas Integrativas do CRO/PR

De 12 a 14 deste mês de novembro a cirurgiã-dentista Lirane Carneiro Suliano participou da conferência da Society for Acupuncture Research 2015 (SAR), realizado em Boston, nos Estados Unidos. Lirane, que integra a Comissão de Práticas Integrativas do CRO/PR, apresentou trabalhos no evento, em formato de banners/painéis.

A CD é professora na Faculdade Ibrate, de Curitiba, cuja diretora, a fisioterapeuta Sandra Silvério Lopes, também viajou para apresentar trabalhos na conferência. Segundo Lirane, hoje a acupuntura “ganhou status de ciência” e é reconhecida internacionalmente.

 “Atualmente a técnica ainda não é considerada uma especialidade da Odontologia, mas é cada vez mais procurada por pacientes”, diz. A cirurgiã explica que a técnica é complementar às utilizadas, por possibilitar o fortalecimento do indivíduo. “Com a acupuntura é possível promover o equilíbrio, conseguindo-se melhores resultados clínicos nos consultórios de Odontologia”, diz.

Ao todo elas apresentaram seis trabalhos científicos do Núcleo de Pesquisa em acupuntura da Faculdade Ibrate. “Este foi um momento importante para as Práticas Integrativas, em especial para a acupuntura, pois a comunidade científica esteve reunida para expor resultados em pesquisas realizadas no mundo inteiro”, conta.

Entre os trabalhos apresentado pela Dra. Lirane estão “Resposta neurométrica computadorizada em acupuntura auricular”. Realizado em conjunto com a cirurgiã-dentista Dr.ª Regeane Kaniak e a Dr.ª Sandra Silvério-Lopes, essa pesquisa une a milenar acupuntura auricular e a neurociência que, pela análise funcional do Sistema Nervoso Central (SNC) e periférico em tempo real, mensura o início dos efeitos da acupuntura com três pontos da técnica. Três voluntários participaram e a Neurometria aponta crescente melhora após a acupuntura auricular no controle da ansiedade, avaliação cardiofuncional, sistema nervoso simpático, parassimpático, oxigênio funcional e hemodinâmica com imagens dos estímulos nas regiões cerebrais.

Outro trabalho foi “Pressão arterial: efeito hipotensor da sangria no ponto reflexo cerebral – Relato de Casos”. Realizado com as cirurgiãs-dentistas Dras. Danielle Bourreau, Marcelle Bourreau e Adriana Soares, essa pesquisa demonstrou a efetividade da utilização do Ponto Reflexo Cerebral na aurícula para a diminuição da pressão arterial, tanto sistólica quanto diastólica, em situação de ansiedade e estresse pré-procedimento cirúrgico. Imediatamente após a aplicação da técnica obteve-se diminuição da pressão arterial possibilitando o procedimento cirúrgico. “A auriculoterapia demonstrou ser excelente técnica para atendimento emergencial nos casos de hipertensão arterial sistêmica”, destaca.

Voltar

Lista de Notícias

Confira a lista completa de notícias

Notícias sobre o que acontece, novidades e muito mais.