Conferência Estadual de Saúde termina com mais de 450 propostas aprovadas

2015-08-21

O CRO/PR marcou presença com um grupo de cirurgiões-dentistas.

Terminou nesta quinta-feira (20), em Curitiba, a 11.ª Conferência Estadual de Saúde, que reuniu mais de 1,3 mil pessoas para discutir políticas públicas voltadas à melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS).

Das 596 propostas encaminhadas pelas conferências municipais de saúde, mais de 450 foram aprovadas e servirão de base para os gestores na elaboração do Plano Estadual de Saúde 2016 – 2019.

O evento contou com a participação de cirurgiões-dentistas escolhidos como delegados pelo CRO/PR. Foram eles: Mariângela De Assis Gomes Fortes (PR-CD-7573), Shozo Miyachi (PR-CD-5867), Rafael Gomes Ditterich (PR-CD-15583), Nelson Tomio Endo (PR-CD-2649), Susane Carolina Luhm Crivellaro (PR-CD-4893), Sandra Katsue Aquino Guiotoku (PR-CD-4843), Claudia Maria Bornancin (PR-CD-7560), Denise Maria Cadena Fonseca (PR-CD-16205), Maria Lucia Correa Salles (PR-CD-5960), Marise Teresa Campolim Cadena Fonseca (PR-CD-5454), Magda Cristina Dias Barbosa De Oliveira (PR-CD-11688), Regina Guimarães Menegon (CD-8783) e Christine Paschenda Pereira Pinto (PR-CD-6471).

DEBATES - De acordo com a coordenadora da comissão organizadora do evento, Cleide de Oliveira, foram três dias intensos de debates e discussões em prol da qualificação da rede pública de saúde no Paraná e no Brasil. “A avaliação é extremamente positiva e podemos dizer que a conferência foi um sucesso. Conseguimos tirar inúmeras propostas que, ao serem aplicadas, terão impacto direto na qualidade do atendimento ofertado à população”, afirmou.

As discussões giraram em torno de quatro eixos principais: Consolidação das Redes de Atenção à Saúde no Paraná; Fortalecimento do Controle Social na Saúde; Participação do Cidadão na Promoção da sua Saúde; e Financiamento, Democratização e Qualidade da Gestão Pública em Saúde.

Todo o resultado dos trabalhos será apresentado no Relatório Final da Conferência, que ficará à disposição para consulta no site do Conselho Estadual de Saúde (www.conselho.saude.pr.gov.br).

A previsão é que o documento seja finalizado e publicado até o fim de outubro.