Congresso Internacional de Odontologia de Ponta Grossa chega à vigésima edição

2014-07-08

Evento será realizado entre os dias 16 e 18 de outubro e completa 40 anos ininterruptos

Cirurgiões-dentistas de vários estados do Brasil deverão prestigiar mais uma edição do Congresso Internacional de Odontologia de Ponta Grossa (CIOPG). O evento chega à sua 20.ª edição e acontece a cada dois anos, completando 40 anos de forma ininterrupta. As expectativas para o evento que ocorre nos dias 16, 17 e 18 de outubro são as melhores, e os preparativos estão em andamento. 

César José Campagnoli, coordenador do Congresso, afirma que vários palestrantes já estão confirmados (veja na galeria de fotos) e o objetivo é contemplar todas as especialidades da odontologia. 

“Este ano, além do XIII Simpósio Municipal de Odontologia Social (SIMOS), o Congresso também vai sediar o Primeiro Fórum de Odontologia Legal dos Campos Gerais, com grandes profissionais ministrando cursos e palestras e o Fórum de Odontologia Hospitalar, organizado pela Comissão de Odontologia Hospitalar do Conselho Regional de Odontologia (CRO/PR), discutindo a presença dos profissionais da Odontologia nos hospitais”, diz Campagnoli. 

Direcionado aos profissionais que prestam serviço público nos municípios da Região dos Campos Gerais, o SIMOS é realizado pela Coordenação de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Ponta Grossa. Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde ocorre a abertura do evento aos demais municípios, não sendo mais restrito aos profissionais de Ponta Grossa. 

O CIOPG trará mais de 15 cursos, e profissionais de renome já confirmaram presença. A finalidade é buscar o que há de mais atual em todas as especialidades da odontologia, para que assim possam ser mantidas as características do evento que é referência aos profissionais da área. 

De acordo com Campagnoli o momento traz à tona reflexões e o saudosismo de um evento que há 40 anos reúne cirurgiões-dentistas de vários estados do Brasil. “Hoje podemos dizer que, com todas as dificuldades, se mantém por este tempo é porque já demonstra sua importância aos profissionais e à comunidade, pois neste período muitos eventos da mesma natureza se extinguiram, não mantiveram a mesma força do CIOPG, e nós estamos cheios de ânimo para realizar mais uma edição que tem o desafio de motivar o colega da odontologia a se adaptar à tecnologia e novidades do mercado, não só para o serviço privado, mas também o que há de melhor no serviço público”, relata o coordenador. 

Nesta edição o objetivo é resgatar a história das 19 edições anteriores do CIOPG e também da Primeira Jornada Científica de Odontologia, realizada em 1973. O CIOPG conta também com programação para auxiliares e técnicos da odontologia. Acontece ainda em paralelo aos cursos e palestras a feira comercial, com vários stands. “Nossos parceiros trarão o que há de mais novo no mercado”, afirma Campagnoli. 

O espaço para apresentações de trabalhos de acadêmicos, mestre e doutores também será mantido, e as inscrições estarão abertas a partir de julho para exposição de baners. Na última edição, realizada em 2012, foram expostos 120 trabalhos científicos. Em breve a ABO – Ponta Grossa divulgará a grade científica completa do evento. 

Confira a relação dos palestrantes já confirmados:

Geninho Thomé possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979) e doutorado em Odontologia pelo Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic (2006). Atualmente é o presidente da empresa Neodent  e Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico (ILAPEO - Curitiba, Brasil). 

João Carlos Gomes é graduado em Odontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1978), mestre em Dentística Restauradora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985) e doutorado em Dentística Restauradora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Professor Associado da Universidade Estadual de Ponta Grossa no curso de Graduação e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia - Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Materiais Odontológicos,. Atualmente é Presidente do Conselho Superior da Fundação Araucária apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Paraná e Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná. Ex-Reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa e ex-Presidente da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais Brasileiras (Abruem).

Hugo Roberto Lewgoy é especialista, mestre e doutor pela Faculdade de Odontologia de São Paulo, professor titular de biomateriais e clínica integrada  da Universidade Bandeirante; professor de mestrado de doutorado acadêmico em Biotecnologia da Universidade Bandeirante,  professor do curso de Especialização em Dentística de Estética da ABO –SP; pós graduado em cirurgia e traumatologia buço-maxilo-facial pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); pós graduado em Implantodontia pela Miami University Of Berna.

Afonso Pinhão Ferreira é  formado pela Escola Superior de Medicina Dentária do Porto, de Portugal, em 1982. Em 1984 participou da 57ª Reunião Científica Anual da Sociedade Francesa de Ortopedia Dento-Facial, em Lisboa, onde despertou interesse pela Ortodontia.  Colaborou na criação e participou ativamente do 1º Curso de Pós-graduação em Ortodontia de Portugal. Doutor pela Universidade do Porto, em 1997. De Dezembro de 2001 a Julho de 2007, exerce funções de Presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Ortopedia Dento-Facial. Em Dezembro de 2006 é eleito Presidente do Conselho Diretivo da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto por um triênio,  em maio de 2010 é eleito diretor da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto.

Carlos Roberto Berger possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1971), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Paraná (1982), mestrado em Odontologia pelo Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic (2002) e doutorado em Clínica Integrada - Endodontia pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atuou como professor titular da Universidade Estadual de Ponta Grossa. É docente da Associação Brasileira de Odontologia e do Centro de Ensino Superior de Campos Gerais (Cescage).

Amaury de Moraes Silveira é graduado em Odontologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre em Clínicas Odontológicas pela Universidade de São Paulo (USP), doutor em Periodontia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Curso de Especialização em Prótese Dentária na Universidade Norte do Paraná – Unopar, de Londrina. 

Alessandro Dourado Loguercio graduado em Odontologia pela UFPel (1994), especialista e mestre em Odontologia, área de concentração em Dentística pela UFPel (1998) e doutorado em Materiais Dentários pela FO-USP (2002). Ex- professor  de Materiais Dentários e Dentística Restauradora da UNOESC, Joaçaba, SC por 06 anos (2003-2008), professor adjunto doutor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR, atuando também junto ao Mestrado e Doutorado em Odontologia da UEPG.. ad-hoc da Fundação Araucária (PR) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

  • Fonte: Assessoria de Imprensa

Voltar

Lista de Notícias

Confira a lista completa de notícias

Notícias sobre o que acontece, novidades e muito mais.