Conselho Federal de Odontologia entrega Prêmio Brasil Sorridente ao Município de Barracão

2011-10-04

Entrega foi realizada com a presença do CRO/PR no dia 26 de setembro

Com foco prioritário na interiorização da Odontologia e na valorização da Saúde Bucal nesta gestão, o Conselho Federal de Odontologia entregou, no dia 26 de setembro, juntamente com o CRO-PR, o Prêmio Brasil Sorridente à Prefeitura Municipal de Barracão PR). O mérito destaca o trabalho dedicado à implantação de políticas públicas de saúde bucal no Município, na categoria até 50 mil habitantes. A empresa Dabi Atlante fez a doação de um consultório odontológico completo pela parceria com o CFO, firmada desde 2005. A solenidade foi realizada na sede do Posto de Saúde Central.

Para o Presidente do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, o Prêmio Brasil Sorridente retrata o trabalho de excelência desenvolvido pelo Prefeito Marco Aurélio Zandoná para garantir a melhoria no atendimento de Cirurgiões-Dentistas e profissionais auxiliares da área odontológica, bem como a assistência à população. “Essa melhoria na saúde bucal de Barracão demonstra também a importância do CFO e CRO destinada à interiorização da Odontologia, em ações junto aos Cirurgiões-Dentistas”.

O Presidente do CRO-PR, Dr. Roberto Cavali parabeniza a prefeitura de Barracão pelo Prêmio. “O investimento aplicado em saúde bucal beneficiará diretamente três regiões, pois o município de Barracão faz tríplice divisa com Santa Catarina, Paraná e Argentina. A instalação dos consultórios completos e o atendimento das equipes contribuirão com a qualidade da saúde bucal muito além dos nove mil habitantes de Barracão”, destaca.

Segundo o Prefeito de Barracão, Marco Aurélio Zandoná, o Prêmio Brasil Sorridente é motivo de orgulho para toda equipe envolvida no trabalho. “Esse reconhecimento eleva a auto-estima dos profissionais da área odontológica, para dar continuidade ao atendimento já realizado com mais responsabilidade à população de Barracão. Importante destacar, também, a ampliação do atendimento odontológico aos trabalhadores, das 6h às 10h ou das 19h às 23h, mediante horário marcado no PSF. Essa medida foi originada a partir da necessidade dos trabalhadores que, por conta do experiente de trabalho, não conseguiam agendar atendimento”, afirma.

O Secretário de Saúde de Barracão, Dr. Valdinei Battisti, explica: “Realizamos um trabalho integrado, voltado para a prevenção de doenças bucais, com acompanhamento desde a gestação, passando pelo atendimento ao bebê e palestras de orientação às crianças em ambiente escolar. Além disso, realizamos atendimento a população adulta, por meio dos agentes de saúde. Hoje, o trabalho é efetivado por quatro equipes do Programa Saúde da Família (PSF)”.

Estiveram presentes as seguintes autoridades: Presidente do CFO, Dr. Ailton Diogo Morilhas Rodrigues; Prefeito Marco Aurélio Zandoná; Presidente do CRO-PR, Dr. Roberto Cavali; Conselheiro do CFO, Dr. Cesar José Campagnoli ; Assessor Especial da Presidência do CFO, Dr. Ermensson Luiz Jorge; Secretário de Saúde de Barracão Dr. Valdinei Battisti; Presidente da Câmara de Vereadores, Arnoldo Lima dos Santos; Coordenador da Odontologia em Barracão, Dr. Rafael Boscatto; e, Membro da Coordenação do Projeto Brasil Sorridente em Barracão, Dr. Maicon Bertamoni.

Fonte: Michelle Rocha Calazans / Assessoria de Comunicação CFO