CRO/PR entrega certificado de premiação do Paraná Sorridente para Paranavaí

2015-10-30

 A certificação foi entregue durante o 1.º Seminário Municipal de Saúde Bucal, realizado na Associação Comercial (Aciap).

O CRO/PR entregou na última terça-feira (27) o certificado do 6º Prêmio Paraná Sorridente para Paranavaí. A certificação foi entregue durante o 1º Seminário Municipal de Saúde Bucal, realizado na Associação Comercial (Aciap).

Paranavaí foi considerada exemplo de Gestão em Saúde Bucal e venceu o Prêmio Paraná Sorridente na Categoria II, dos municípios entre 50 mil e 300 mil habitantes. A partir disto, o município representou o estado nesta categoria durante o 10º Prêmio Brasil Sorridente, e ficou entre os 15 melhores programas do país.

A escolha de Paranavaí ocorreu a partir de um criterioso processo de avaliação, que levou em conta o financiamento em saúde, controle social, política municipal de saúde bucal, assistência odontológica básica, assistência odontológica especializada, promoção de saúde bucal, vigilância em saúde bucal, educação permanente, entre outros.

EXEMPLO - O prefeito Rogério Lorenzetti disse que Paranavaí será sempre lembrada como exemplo em Saúde Bucal no ano de 2015. “Eu estou chegando ao final da administração; são sete anos à frente dessas ações (saúde bucal), entretanto, essas conquistas são permanentes. Eu vou embora, mas Paranavaí será sempre lembrada como exemplo em Saúde Bucal no ano de 2015. Quando você ganha um prêmio, coloca o município em vitrine, por isso, vão ter muitos outros municípios de olho em Paranavaí no próximo ano. Temos que continuar melhorando”, destaca.

O secretário de Saúde, Agamenon Arruda de Souza, disse estar contente com os bons resultados alcançados pelas equipes e que continuará na luta por um plantão 24 horas de Odontologia em Paranavaí.

“Há um tempo, eu tive uma reunião na Casa da Cultura com todas as equipes de odontologia do município, e lá eu disse que não entendia de nada na área de saúde bucal. Realmente eu não entendo, mas a minha equipe de trabalho entende perfeitamente. O Leandro, por exemplo, sempre está na minha sala com uma lista enorme de pedidos para que sejam viabilizados. Quero também aproveitar e reassumir aqui o meu compromisso que fiz quando eu entrei na secretaria. Na época, falei que iria conseguir um plantão odontológico em Paranavaí, o que não foi possível ainda, mas podem ficar tranquilos que continuarei na luta para viabilizar isso”, declarou.

O assessor da presidência do CRO/PR, Cesar Campagnoli, que fez a entrega do certificado à Paranavaí, esperava que o prêmio viesse para a cidade, pelo bom projeto que foi apresentado. “Eu acreditava muito que Paranavaí iria conquistar esse prêmio nacional pelo projeto que vi. Só que mesmo não ficando em primeiro lugar, temos que dar os parabéns para todos que contribuíram para que os resultados chegassem de maneira positiva. A fala do Dr. Leandro mostrou toda uma realidade vivida hoje em Paranavaí, e também fiquei muito feliz em saber que vocês criaram as leis municipais com datas especiais para o desenvolvimento de estudos e ações em Saúde Bucal”, comentou.

HOMENAGEM - Os Cirurgiões-dentistas, auxiliares de odontologia e técnicos em saúde bucal que prestam serviços para o município, receberam, na segunda-feira (26), Moções de Aplauso concedidas pela Câmara de Vereadores de Paranavaí, em reconhecimento ao trabalho dos profissionais que levou a cidade a conquistar o prêmio. No total, 57 profissionais foram homenageados com as Moções de Aplauso.

Uma das propositoras da homenagem, a vereadora Zenaide Rosa Borges, parabenizou a toda a equipe de Odontologia do município pela conquista do Prêmio. “É um honra para nossa cidade saber que em mais de 5.500 cidades do país, nós estamos entre as 15 melhores em gestão de saúde bucal. Esta é uma singela homenagem, mas fizemos questão de proporcioná-la, porque reconhecemos o valor de cada um dos profissionais para o bom atendimento à população de Paranavaí”, frisou.

O diretor de Odontologia do município, Leandro Sorde, destaca que “este não é um trabalho que vem sendo feito há dois ou três anos. É um trabalho de quase toda a vida para alguns dos nossos profissionais, se doando pela saúde pública em Paranavaí. Isto agora começa a ser reconhecido, e estamos muito gratos por isso. Cada um dos profissionais é essencial para que o trabalho aconteça e a população seja cuidada. Por isso eu digo que este prêmio não é do diretor da Odontologia de Paranavaí, mas sim de toda a Odontologia, é de cada um dos profissionais”.

Sorde ainda apontou que “a Odontologia de Paranavaí vem avançando há muito tempo. Cada profissional reconhece que já tivemos grandes avanços, mas também que podemos conseguir um pouquinho mais. E este pouquinho a mais vai trazer ainda mais benefícios à população da nossa cidade. Já conseguimos conquistar o título de melhor Odontologia do Paraná e estamos entre as melhores do país, e isto é um grande orgulho para todos nós”.

  • Fonte: Assessoria de Imprensa

Voltar

Lista de Notícias

Confira a lista completa de notícias

Notícias sobre o que acontece, novidades e muito mais.