CRO/PR faz homenagens a Cirurgiões-Dentistas de Curitiba

2014-10-24

Conselho homenageou profissionais com 50 anos de formados e fez entrega de inscrição remida

O CRO/PR realizou nesta quinta-feira (23) a solenidade de entrega de homenagem aos cirurgiões-dentistas de Curitiba que completaram 50 anos de formados e os que tiveram inscrição remida. A cerimônia foi conduzida pela Dra. Carmen Lúcia Arrata e a abertura oficial pelo presidente do CRO/PR, Dr. Roberto Cavali. À solenidade também estiveram presentes os conselheiros Edson Milani de Holanda e Gilce S. Czlusniak Alves da Costa.

Os cirurgiões-dentistas homenageados pelos 50 anos de formatura que compareceram à solenidade foram: Edilberto Schwartz, Edilson José Siqueira, Ney Fernando de Camargo Faria e Rubens Pinho. Os que tiveram inscrição remida e estavam presentes foram Isueli Andraus, Edison Luiz do Nascimento e Ariosto Dias Lustosa.

O Dr. Rubens Pinho falou em nome dos homenageados e destacou que o evento organizado pelo Conselho se transformou num momento mágico para todos que foram agraciados. Segundo ele, lembranças não faltam. “A Odontologia que praticávamos, anos atrás, não era sofisticada, como a de hoje, mas atendia toda a população. Naquela época tínhamos poucas universidades, cerca de 18, e hoje já são mais de 200”, disse, observando que atualmente o mercado está mais competitivo.

Na avaliação do presidente, Dr. Roberto Cavali, o objetivo da entrega do diploma foi homenagear os cirurgiões-dentistas que dedicaram suas vidas à Odontologia, de forma ética, tecnicamente correta e com sensibilidade social.

Em seu pronunciamento, disse aos presentes que a solenidade pode ser vista apenas como um cumprimento de protocolo, no entanto, a vê também de outra forma. “Creio que realmente seja, como disse Dr. Pinho, um momento mágico, único. Os homenageados nunca fizeram 50 anos de formados antes e nem se tornaram remidos. Esta emoção, com certeza, é única e só eles podem senti-la. Nós, outros, apenas a imaginamos”, destacou.

Dr. Cavali ressaltou ainda que os homenageados foram, durante a vida profissional, ao alto mar, e agora retornam à praia para o merecido repouso. “Cada um traz sua própria bagagem e traçou seu próprio caminho. Ninguém viveu a vida do outro e todos trazem guardadas suas experiências, seus sucessos e insucessos, amores e decepções. Enfim, uma vida única, que com certeza valeu a pena ser vivida”.

Para o presidente, os homenageados enfrentaram grandes mudanças profissionais, viveram desafios inusitados. “Uma nova Odontologia, com seus avanços técnicos e científicos. Uma concorrência acirrada no mercado, chegando às raias do mercantilismo. O advento das células-tronco nos leva a discutir a bioética em nossa profissão. Tempos de transformações e insegurança. Mas todos os homenageados são vencedores. Com diz o apóstolo Paulo, combateram o bom combate, preservaram a fé. Chegaram a um porto seguro com dignidade e ética. Por isso são merecedores da homenagem que receberam”.

Compuseram a mesa solene os cirurgiões-dentistas, doutores Roberto Cavali, presidente do CRO/PR; Aguinaldo Coelho de Farias, conselheiro tesoureiro do CRO/PR; Léo Kriger, coordenador de saúde bucal da Secretaria de Estado da Saúde; Fabiano Augusto Sfier de Mello, presidente do Soepar; Celso Minervino Russo, presidente da ABO/PR; José Carlos Munhoz da Cunha, presidente da Academia Paranaense de Odontologia; César José Campagnoli, conselheiro do CFO e Wellington Zaitter, da Secretaria de Saúde de Curitiba.

Após a solenidade o CRO/PR ofereceu um jantar aos participantes.