CRO/PR faz homenagens a Cirurgiões-Dentistas

2015-10-26

A solenidade foi na sede do Conselho e contou com a participação de um grande número de profissionais e seus familiares.

O CRO/PR fez uma série de homenagens na última sexta-feira (23) em Curitiba em comemoração ao Dia do Cirurgião-Dentista, festejado no dia 25 de outubro.

A solenidade foi na sede do Conselho e contou com a participação de um grande número de profissionais e seus familiares. A mestre de cerimônias foi a conselheira Carmen Lúcia Arrata.

Durante a homenagem foi realizada a entrega do Prêmio Paraná Sorridente para a cidade de Curitiba, que ficou com a primeira colocação no grupo de cidades com mais de 300.001 habitantes.

“Este prêmio significa o reconhecimento de um trabalho muito sério feito pelos profissionais da Odontologia que atuam na Secretaria Municipal de Saúde. Quero partilhar com todos eles”, disse o secretário municipal de Saúde, César Monte Serrat Titon, ao receber o prêmio das mãos do conselheiro federal César Campagnoli.

Ibiporã foi vencedor na categoria até 50.000 habitantes e Paranavaí, na de 50.001 a 300.000. Os prêmios serão entregues nas duas cidades em breve. As três cidades foram indicadas pelo CRO/PR para concorrerem ao Prêmio Brasil Sorridente.

A solenidade festiva ao Dia do Cirurgião-Dentista fez uma homenagem aos profissionais que estão se tornando remidos em 2015.  “Torna-se remido o profissional que completa 70 anos de idade e que nunca sofreu penalidade por infração ética”, explica o presidente do CRO/PR, Roberto Cavali.

Na lista deste ano estão os cirurgiões-dentistas Boanerges Antonio Tocolini, Jorge Tokumatsu Goya, Jose da Ros, Lafayette Angelote, Luis Roberto Regattieri, Margarida Cassilha Neves, Maria Inês Stenghel Salomão Cambi, Paulo Toledo Martins, Reinaldo Reichenbach, Francisco Joel Calgaro, Voni Lori Von Borstel Kadowaki e Luiza Darci Silva Ribas.

O CRO/PR também homenageou profissionais que exerceram a profissão por 50 anos. Roberto Marlangeon, marido da cirurgiã-dentista Irmã Beatriz Figueroa de Marlangeon, uma das homenageadas, leu poemas alusivos à data, emocionando a todos.

Também receberam o certificado de Honra ao Mérito os formandos da turma de 1965 Arany Koehler, Ary Machado Dias, Ermes Gennari Filho, Francisco Eden Trevisan, Ivo de Aquino Amarante, José Américo de Souza, Luciano Loureiro de Melo, Luiz Carlos Fornazzari, Mauro Marques dos Santos, Milton Rubens Saber, Odilon Guariza, Paulo Toledo Martins, Rocha Vitor Camati, Ronaldo Cavalcante da Silva e Sérgio Schutzenberger.

Outro profissional homenageado na solenidade, pelos 59 anos de profissão, foi o cirurgião-dentista Areonaldo Carlos Pedroso. O certificado foi entregue por sua filha, a também cirurgiã-dentista Moira Leão Pedroso.

A cerimônia também fez a entrega da Medalha Guido Straub, a maior condecoração do CRO/PR. Este ano quem a recebeu foi o cirurgião-dentista Sakae Tamura. A entrega foi feita por sua esposa, Mayumi Kubo Tamura, e a filha Mayra Megumi Tamura, ambas cirurgiãs-dentistas.

Dr. Sakae tem 34 anos de serviços prestado à Odontologia. Especialista em periodontia e implantodontia, desenvolve trabalhos sociais e filantrópicos, dentre eles que beneficia milhares de crianças especiais, em conjunto com a Federação Paranaense de Golfe.

“Fiquei muito feliz com a homenagem. Mais feliz ainda porque este reconhecimento representa toda uma classe profissional. É uma honra enorme recebê-la”, disse.

Compuseram a mesa solene o presidente Roberto Cavali; o secretário municipal de Saúde, César Monte Serrat Titon; o conselheiro federal César Campagnoli; o coordenador estadual de Saúde Bucal, Guilherme Graziani; o presidente da ABO-PR, Celso Minervino Russo; o presidente do Soepar, Fabiano Sfier de Melo e o presidente da Academia Paranaense de Odontologia, Sérgio Herrero Morais.

Para o presidente Roberto Cavali todos os homenageados enfrentaram grandes mudanças profissionais, viveram desafios inusitados, como uma nova Odontologia, com seus avanços técnicos e científicos e concorrência acirrada no mercado “chegando às raias do mercantilismo”, tempos de transformação e insegurança. Mas venceram.

“Como disse o apóstolo Paulo, combateram o bom combate, preservaram a fé. Chegaram a um porto seguro com dignidade e ética. Por isso são merecedores da homenagem que receberam”, ressaltou o presidente, que, fora do protocolo da cerimônia, foi agraciado com o “Diploma de Bom Companheiro” do Rotary International, entregue pelas mãos de Vitório Bonacin Filho, presidente do Rotary Club Curitiba Rebouças.

Também estiveram presentes à solenidade de comemoração do Dia do Cirurgião-Dentista os conselheiros do CRO/PR Gilce Czlusniak, Claudenir Rossato, Carlos Alberto Herrero de Moraes, integrantes das comissões internas do Conselho, o vice-presidente da ABO-PR, Dalton Bittencourt; e o coordenador de Saúde Bucal de Curitiba, Wellington Zaitter, dentre outras autoridades.

Todos os participantes foram recepcionados ao final da solenidade com um coquetel oferecido pelo CRO/PR.

  • Fonte: Assessoria de Imprensa

Voltar

Lista de Notícias

Confira a lista completa de notícias

Notícias sobre o que acontece, novidades e muito mais.