Cuidados com aquecedores a gás, em casa, no consultório ou na clínica odontológica

2016-06-12

Ambientes mal ventilados são o cenário ideal para o surgimento de um gás tóxico: o monóxido de carbono. Por não ter cor e nem cheiro, esse gás é de difícil percepção.

O frio faz com que as pessoas permaneçam mais tempo em lugares fechados, por isso, quem tem aparelhos a gás em casa, no consultório ou nas clínicas de odontologia, deve redobrar a atenção. Ambientes mal ventilados são o cenário ideal para o surgimento de um gás tóxico: o monóxido de carbono. Por não ter cor e nem cheiro, esse gás é de difícil percepção e a sua inalação pode ser fatal.

A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) orienta que os proprietários dos imóveis façam a manutenção periódica dos equipamentos, a cada seis ou oito meses, e sigam as normas estabelecidas para instalação dos aparelhos. “É nosso dever alertar nossos consumidores e a sociedade em geral, sobre a importância de manter os equipamentos a gás em bom estado de conservação e instalação, além de lembrar sobre necessidade de ventilação adequada em locais onde há aparelhos a gás”, ressalta o Gerente da Compagas, Reinaldo Glir.

EVITAR ACIDENTES - A melhor maneira de evitar acidentes com o monóxido de carbono se dá pela manutenção dos aquecedores. Entre os itens que precisam ser verificados estão as instalações dos dutos da chaminé, que podem sofrer desgaste com o acúmulo de vapor de água, a pressão, os bicos de entrada do gás e da água e os queimadores.

As principais causas de acidentes, de acordo com o Corpo de Bombeiros, são a falta de ventilação e a má instalação dos aparelhos a gás (principalmente aquecedores de água), como deficiência da chaminé e local inapropriado. O mais indicado é que aquecedores a gás sejam instalados na área de serviço, porque costuma ser o ambiente mais arejado da casa, ou, no caso de consultórios ou clínicas odontológicas, também nos ambientes mais arejados.

Para uma segurança ainda maior é importante que, na execução dos projetos de engenharia, sejam contemplados o detalhamento da ventilação adequada das áreas que contarão com estes aparelhos e a correta instalação das chaminés, de acordo com medidas e ângulos padronizados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A norma da ABNT que descreve as medidas necessárias para a adequação de ambientes residenciais para a instalação de aparelhos que utilizam gás combustível é a NR 13103. “Nos projetos de conversão dos edifícios para o uso do gás natural, a Compagas respeita esse aspecto e orienta todas as adequações necessárias de forma a garantir a segurança das famílias e o fornecimento contínuo do combustível”, ressalta Glir.

SEGURANÇA - Para melhor qualidade de vida e segurança, a Compagas orienta sobre a importância de utilizar os aparelhos de forma correta e obedecendo mais algumas dicas simples, como:

- Verifique se a chama dos equipamentos é de cor azul; se for de outra cor (amarela, alaranjada ou roxa) estão funcionando de forma defeituosa. Nesse caso, chame um profissional qualificado para que revise o equipamento e a ventilação.

- Certifique-se de que as saídas dos gases ao exterior estão livres de obstruções e instaladas de forma regulamentada.

- Não utilize fornalhas e fornos de cozinha para esquentar o ambiente; é perigoso.

- Esteja atento para a vida útil do equipamento. Caso esteja comprometido, é aconselhável sua substituição.

  • Fonte: Cuidado com aquecedores a gás, em casa, nos consultórios ou clínicas odontológicas

Voltar

Lista de Notícias

Confira a lista completa de notícias

Notícias sobre o que acontece, novidades e muito mais.