Curitiba terá mais um Centro de Especialidades Odontológicas para atender pelo SUS

2015-07-14

A população de Curitiba vai contar com mais um Centro de Especialidades Odontológicas (CEOs), que será inaugurado até o fim do mês de setembro na Universidade Positivo. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a universidade e a prefeitura de Curitiba, viabilizada pela portaria 599/2006 do Ministério da Saúde.

O CEO Universidade Positivo é o terceiro da cidade e vai ampliar a oferta de atendimentos especializados na área de saúde bucal pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, a capital paranaense conta com os Centros de Especialidades Odontológicas Rosário, no Centro, e o Sylvio Gevaerd, no Portão.

Por mês, cerca de 54 mil atendimentos são realizados nas 108 clínicas odontológicas das unidades básicas de saúde de Curitiba. Os casos mais complexos, que necessitam de procedimentos especializados, são encaminhados para os CEOs, que realizam, em média, 2 mil atendimentos mensais.

O CEO Universidade Positivo irá aumentar a oferta de serviços aos pacientes que aguardam atendimento especializado, reduzindo o tempo de espera pelo serviço.

Segundo o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde, Wellington Zaitter, os equipamentos e o mobiliário foram disponibilizados pela Secretaria Municipal da Saúde. A universidade ofereceu o espaço físico e os profissionais, inclusive alunos da pós-graduação em áreas específicas da Odontologia.

Zaitter explica que o CEO Positivo vai absorver a demanda dos Distritos Sanitários CIC e Santa Felicidade, que juntos contam com 26 unidades de saúde. “Além da agilidade, vai facilitar para o usuário, que será atendido mais perto de sua casa”, enfatiza.

O coordenador fala que a Portaria 599/06 permite que o poder público firme parcerias com universidades de qualquer natureza jurídica para implantar o CEO. “Depois de habilitada, a universidade deverá atuar em pelo menos cinco especialidades, que são endodontia, periodontia, estomatologia com ênfase na detecção do câncer bucal, pacientes especiais e cirurgia oral menor”, salienta.

Para o comprador Luciano Cruz Carvalho, 36 anos, a implantação de mais um Centro de Especialidades Odontológicas vai garantir maior agilidade no atendimento aos pacientes. Usuário da Unidade de Saúde Augusta, no CIC, ele recentemente fez um tratamento de canal no CEO Silvio Gevaerd. “Fui muito bem atendido e a equipe é muito atenciosa, assim como na unidade básica. Só acho que o processo de encaminhamento deveria ser mais rápido”, comenta.

Carvalho, que antigamente fazia tratamento odontológico particular, optou pelo SUS após conhecer a qualidade do serviço. “Eu ouvia muita gente comentar e fui conhecer. Percebi que não compensava pagar por um tratamento que eu receberia com a mesma qualidade, só que gratuito”, destaca.

A opinião é semelhante à da dona de casa Helena Margarida Straube de Oliveira, 60 anos. Ela foi encaminhada ao CEO pela US Sagrado Coração, no Pinheirinho, para fazer uma biópsia da gengiva. “O tratamento é igual ou até melhor que o particular. Fui orientada sobre todas as possibilidades do meu caso e me senti bem segura com os profissionais da Odontologia. Nos próximos dias vou pegar o resultado, mas o importante é que me garantiram que, seja qual for, meu caso tem tratamento”, afirma.

Os atendimentos nos CEOs de Curitiba são realizados a partir de encaminhamentos das clínicas odontológicas das unidades básicas de saúde da cidade.

  • Fonte: Assessoria de Imprensa

Voltar

Lista de Notícias

Confira a lista completa de notícias

Notícias sobre o que acontece, novidades e muito mais.