Nota de Esclarecimento: Vacinação Cirurgiões-Dentistas e profissionais auxiliares do Estado do Paraná.

2021-01-26

Em virtude de notícias falaciosas em redes sociais de outros Conselhos estarem “realizando a vacinação em Cirurgiões-Dentistas”, o CRO-PR vem a público, esclarecer que a aquisição de vacinas, a logística de entrega, a definição das equipes e dos locais de vacinação é de competência exclusiva dos gestores federal, estaduais e dos municípios, reiterando que a estrutura do CRO-PR está à disposição para a vacinação dos colegas, mas entendemos que os gestores determinem o melhor local de vacinação visando a não aglomeração de pessoas e o atendimento às normas de biossegurança estabelecidas.

Segundo os Planos Estadual e Nacional de Vacinação, temos com prioridade, o grupo de pessoas com 60 anos ou mais, institucionalizadas, em um total de 12224 pessoas, o grupo da população indígena em terras indígenas demarcadas, no total de 10565 pessoas e o grupo dos trabalhadores de saúde, que atuam em Serviços de Saúde, totalizando 272.817 pessoas.

No entanto, como sabemos, a quantidade de vacinas enviadas ao Estado do Paraná é inferior a essa demanda. Os trabalhadores de saúde foram escalonados em subfases onde temos primeiramente, as pessoas que estão na linha de frente de combate à Covid19, em hospitais, clínicas e laboratórios que trabalham diretamente expostos ao coronavírus, sendo esse, os primeiros sendo vacinados, na área da saúde, inclusive vários Cirurgiões-Dentistas.

Reiteramos que são os próprios municípios e o Estado, quem tem a responsabilidade da vacinação e não o nosso Conselho de Classe, reforçando que a estrutura do CRO-PR está totalmente à disposição de todos os gestores de saúde dos municípios do Estado, para auxiliar na logística de vacinação, porém com todo o respeito à fila de vacinação e não interferência nas prioridades estabelecidas pelas entidades da linha de frente.

O CRO-PR não tem a premissa do atendimento clínico em saúde, mas está trabalhando dentro das suas atribuições, como a valorização do Cirurgião-Dentista, dos profissionais auxiliares da Odontologia e a defesa de seus interesses, e já entrou em contato com todos os municípios, inclusive a Capital e com o Governo Estadual, para que fossem respeitados nossos direitos, para a inclusão da Odontologia dentro do grau de prioridades dos trabalhadores da Saúde. Até agora, não temos notícia de nenhum município que não esteja respeitando o Plano Estadual de Imunização.

O CRO-PR já disponibilizou as listas de profissionais regularmente inscritos ao Governo Estadual e aos Municípios, que serão os responsáveis pela logística de vacinação e pelo fornecimento de informações em seus respectivos canais de comunicação, sobre o agendamento neste momento e quando houver a quantidade de vacinas suficiente para todo o grupo da saúde.

Confira os grupos prioritários: http://bit.ly/grupos-prioritarios

Confira a segmentação dos trabalhadores de saúde: http://bit.ly/segmentos-saude