NOTA DE ESCLARECIMENTO

2018-02-23

O CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DO PARANÁ, Autarquia Federal com atribuições de supervisionar a ética profissional, trabalhar pelo desempenho ético da Odontologia, pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente, vem por meio desta nota oficial,
CONSIDERANDO, a divulgação em redes sociais por alguns cirurgiões dentistas, ex Conselheiros de Conselho Regional e Conselho Federal de Odontologia, no que afirmam o desinteresse dos Conselhos em alterar a lei 4.324/64,
ESCLARECER que no final de 2017 os presidentes dos Conselhos se reuniram e propuseram alteração da Lei 4.324/64, sendo certo que o projeto de lei se encontra na Câmara dos Deputados, em tramitação consoante as regras do processo legislativo.
A proposição encaminhada pelos Conselhos, extraída da reunião supra mencionada, objetiva, especialmente, a alteração do regimento eleitoral dos Conselhos, limitando o número de reeleições, a votação direta para eleição de Conselheiro Federal, por cada Conselho Regional.
Certo é que os Dirigentes dos Conselhos Regionais de Odontologia tem articulado, pelos meios democráticos disponíveis, com o Congresso Nacional, a fim de que a lei 4.324/64 atenda aos desejos atuais da sociedade odontológica.
Lamenta-se que se utilizem as redes sociais para propagar inverdades a respeito da atuação dos Dirigentes dos Conselhos de Odontologia nesse tema. O que se evidencia, na verdade, é a pretensão de tumultuar os processos eleitorais em curso, na busca de algum aproveitamento político.
Essa gestão prima pela democracia, transparência e satisfação de todos os cirurgiões dentistas e profissões auxiliares no Estado do Paraná.
Mostra-se desnecessária qualquer medida com o fim de coibir essas inverdades, pois o ódio e a mentira que guardam no coração daqueles que a divulgam e propagam já são suas próprias condenações.