Palavra do Presidente

2020-03-19

Prezados colegas Cirurgiões-Dentistas

Estamos num momento de crise mundial devido a contaminação pelo corona vírus. Ontem (18/03/2020), juntamente com o Coordenador de Saúde Bucal do Estado, Pedro Dias, participamos de uma reunião com o COE – Comando de Operações Emergenciais do Governo do Estado, junto à Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária.

As noticias e os comandos de contingenciamento mudam rapidamente em função dos números.

Emitimos uma Nota no site do CRO/PR (http://bit.ly/CROPR-NotaCOVID-19) que orienta os colegas do estado, tanto no serviço publico como na iniciativa privada. Estejam atentos às novas normativas, acompanhando as redes sociais e o website da Autarquia (www.cropr.org.br).

No momento não há nenhuma contaminação confirmada de Cirurgião-Dentista no estado do Paraná e, portanto, reforcem todos quesitos de biossegurança.

Há uma preocupação entre os colegas (inclusive eu) sobre o impacto financeiro sobre nossos consultórios e clinicas odontológicas e, neste sentido, já estamos contatando agencias de fomento e instituições bancárias para avaliar financiamentos com juros reduzidos e carência. Há uma dificuldade de contato com políticos e executivos, em razão do isolamento que está proposto. Teremos que aguardar o governo emitir decisões sobre linhas de crédito que oportunizem aos colegas, manterem aberto seus empreendimentos.

Lamentamos as mensagens oportunistas em rede social, de cunho político, em um momento tão difícil para os profissionais liberais. A anuidade é um tributo e o gestor não tem o direito de isentar os colegas; Seria improbidade administrativa perante os órgãos de controle. Temos um conselho com contas saneadas devido ao bom uso do erário público, o que permite a tranquilidade dos colaboradores por um determinado tempo, sendo que estão trabalhando no modelo home office. O CFO tem realizado uma gestão responsável e, a seu critério, analisará a possibilidade de protelar os vencimentos.

Enfim, vamos propagar a união da nossa classe. O CRO-PR está aberto à sugestões de como enfrentar esta crise na saúde. É neste momento que conheceremos os verdadeiros amantes da Odontologia.

Convido os Colegas para amanhã, 20/03 às 12:30 horas, assistirem e participarem da Audiência Pública, que transmitiremos ao vivo e exclusivamente on-line, onde responderemos importantes questões desde momento (o acesso será disponibilizado no site do Conselho e nas redes sociais à partir das 12 horas).

Aguinaldo Coelho de Farias, Presidente CRO-PR