Palestra em comemoração ao Dia do Cirurgião-Dentista abordou o tema Cirurgia Ortognática

2015-10-27

Hoje e amanhã estão previstas outras palestras, com abordagens de novos assuntos

O CRO/PR iniciou nesta segunda-feira (26) uma série de palestras em comemoração ao Dia de Cirurgião-Dentista. O evento foi realizado na sede, em Curitiba, e teve como tema “Cirurgia Ortognática”, com o professor João Luiz Carlini.

A palestra foi aberta pelo presidente do Conselho, Roberto Cavali, que ressaltou a importância do CRO/PR também ofertar atividades que possam contribuir para o engrandecimento profissional do cirurgião-dentista.

Carlini explica que a cirurgia ortognática pode ser explicada, de forma simples, como a correção dos maxilares. A procura se dá por pacientes que tenham queixos protuberantes, gengivas à mostra e diversos outros casos.

Ele salienta, no entanto, que o cirurgião-dentista precisa ouvir atentamente as queixas do paciente. “Isso porque pode haver relatos sobre problemas estéticos, mas também funcionais. Então é preciso saber o que o incomoda, para poder fazer um diagnóstico preciso e resolver o problema”.

O palestrante salienta que em praticamente todos os casos é necessário o envolvimento de outros profissionais, como fonoaudiólogos, cirurgiões-plásticos, otorrinos, fisioterapeutas, dentre outros. “Tudo para que o paciente tenha seu caso resolvido da melhor forma possível e não volte a apresentar o problema ou, em algumas situações, possa haver o surgimento de novos”.

Para Carlini o ideal é realizar a cirurgia após a fase de crescimento do paciente, por volta dos 18 anos de idade. “Em alguns casos, porém, pode haver a necessidade de se fazer antes disso, mas é preciso um acompanhamento constante e, possivelmente, o paciente precisará fazer uma nova cirurgia na fase adulta”, explica.

Hoje, terça-feira (27) está programada a segunda palestra da série: "Instumentação rotatória e reciprocante: quando, como e porquê". O palestrante será Gilson Blitzkow Sydney. Será às 19 horas, no CRO. Inscreva-se AQUI.

A palestra de amanhã, quarta-feira (28), tem como título "Prescrição medicamentosa em Odontologia", com Melissa Rodrigues de Araújo. Também às 19 horas, no auditório do CRO/PR. Inscreva-se AQUI.

  • Fonte: Assessoria de Imprensa

Voltar

Lista de Notícias

Confira a lista completa de notícias

Notícias sobre o que acontece, novidades e muito mais.