Palestra em Curitiba aborda pesquisas envolvendo células-tronco

2015-09-21

A abertura foi feita pela conselheira do CRO/PR, Dr.ª Gilce Czlusniak.

O CRO/PR promoveu, no último sábado (19), palestra na sede da ABO-PR sobre pesquisas e legislação envolvendo células-tronco. Os palestrantes foram os doutores Nelson Foresto Lizier e Moira Pedroso Leão.

A abertura foi feita pela conselheira do CRO/PR, Dr.ª Gilce Czlusniak, que representou o presidente do Conselho, Roberto Cavali, e destacou a realização da palestra com a finalidade de levar informação ao cirurgião-dentista quanto aos avanços no conhecimento da biologia das células-tronco e dos conceitos emergentes de engenharia tecidual. "A utilização de células-tronco tem despertado grande interesse da comunidade científica para o desenvolvimento e tratamentos regenerativos de tecidos e órgãos", acrescenta.

Na primeira palestra, o Dr. Nelson Lizier, diretor científico do Centro de Criogenia Brasil, destacou as experiências já realizadas pela empresa desde 2003, quando a atividade inicial era coletar e criopreservar células-tronco do cordão umbilical . Em 2013, a instituição se tornou um dos Centros de Tecnologia Celular do Brasil, especializado em coletar, transportar, pesquisar e criopreservar as células-tronco hematopoiéticas e mesenquimais de diversas fontes.

A segunda palestra, ministrada pela Dr.ª Moira Leão, abordou "Células-Tronco, Pesquisa, Ética e Legislação". Moira, que é presidente da Câmara Técnica em Terapias Celulares do CRO/PR, destacou que ainda há muita desinformação sobre o assunto. "Às vezes chegam a me escrever dizendo que são contra as ações envolvendo células-tronco pois são contrários ao desmatamento das florestas", disse, ocasionando risos na plateia.

Moira informa que hoje a prática já registra avanços significativos, mas os recursos já disponibilizados ainda são poucos diante da necessidade de novos avanços. Ela observou também que ainda não há autorização, em lei, que possibilite a utilização de células-tronco de polpa de dente em tratamentos em seres humanos.

Ao final os palestrantes responderam a perguntas dos cirurgiões-dentistas participantes.

A palestra contou também com a presença dos conselheiros do CRO/PR Abrilino de Souza Ramos, Carmen Lúcia Arrata e Edson Milani de Holanda.

• Fonte: Assessoria de Imprensa