Prefeitura deve apresentar proposta de isonomia para profissionais da ESF

2014-10-28

Sismuc quer manter os servidores mobilizados, para uma possível paralisação, se proposta não atender reivindicações.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc) mantém a mobilização dos servidores da saúde. O objetivo é evitar a tática da prefeitura que prevê a redução no valor das gratificações de alguns grupos de servidores com a expansão do programa Estratégia Saúde da Família (ESF).

Este assunto voltou a ser discutido em reunião realizada no último dia 23, que envolveu o Sismuc, a Secretaria Municipal de Saúde e o setor de recursos humanos da prefeitura. No encontro o secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, se comprometeu a apresentar uma proposta de isonomia entre os profissionais da ESF.

De acordo com a direção do Sismuc a apresentação deverá ocorrer antes da assembleia da categoria marcada para este dia 29, quando os trabalhadores poderão deflagrar greve. No entanto, a gestão não apresentou uma proposta concreta que contemple os 80% de ESF, o que indignou os representantes dos servidores presentes na mesa de negociação.

Na reunião o Sismuc também rechaçou a proposta da prefeitura para remuneração variável (IDQ), que limitou-se à Atenção Primária, e se submete à avaliação do desempenho do profissional. “Mais uma vez a prefeitura apresenta uma proposta pela metade, porque não falou dos trabalhadores que atuam nas outras áreas da saúde, como por exemplo urgência e emergência, administrativos e laboratórios”, avaliou Maria Aparecida Martins, coordenadora do Sismuc.

De acordo com a proposta da prefeitura a avaliação seria quadrimestral e está diretamente ligada à remuneração do servidor. Conforme explicação do Sismuc a metodologia proposta pode levar a divergências entre as equipes. A entidade prevê problemas e resistências por parte do servidor da capital e defende que o incentivo não passa por contingências salariais, o que na verdade deve ser um ganho incorporado para o servidor.

Ainda durante a reunião o Sismuc relatou que os servidores da saúde têm contato diário com ocasiões importantes e delicadas, como situações de HIV em gestantes e toxoplasmose. O debate aprofundado sobre o assunto reforça a participação dos servidores na assembleia deste dia 29, que será na sede APP/Sindicato, em Curitiba, a partir das 19 horas.

• Fonte: Assessoria de Imprensa