Presidente do CRO-PR recebe a nova Coordenadora de Saúde Bucal

2017-02-02

Nesta terça feira, 31/01, o Presidente do CRO-PR, Dr. Aguinaldo Farias, recebeu a nova coordenadora de Saúde Bucal do Paraná, Dra. Érika Feller em uma reunião em que estiveram presentes o novo diretor da Segunda Regional de Saúde, Dr. Guilherme Fernandes Graziani, o Dr. Celso Russo, presidente da ABO-PR e o Dr. Fabiano Sfier de Mello presidente do SOEPAR.

Foram discutidos diversos assuntos, entre eles a importância da gestão da Odontologia na elaboração dos programas de saúde pública e a união da Classe Odontológica promovida pelo CRO-PR em conjunto a ABO-PR e o SOEPAR e com as demais entidades ligadas à Odontologia.

A Dra. Érika colocou o papel da Odontologia como imprescindível para a gestão da saúde pública, uma vez que a saúde bucal é o ponto de início no aspecto de saúde global, e colocou sua disposição em colaborar com o futuro da Odontologia, sentindo-se honrada em representar a classe.

O Entendimento da coordenadora é de que a Odontologia no Paraná já está bem articulada, com a linha guia em consonância com as diretivas de saúde pública e que é modelo para os outros segmentos. A Dra. Érika fez uma avaliação positiva da sua equipe, que apresenta um trabalho que já está ajustado para uma performance otimizada, mas considerou que o trabalho a ser feito ainda é grande.
“Os desafios são a melhoria nos índices do atendimentos básico, a implantação da linha guia da saúde pública, as melhorias nas atenções primária, secundária e terciária, além da estratificação de risco (gestantes, diabéticos, etc.), pois a intenção é olhar para cada indivíduo de forma particular”, disse a Dra. Érika, que considerou ainda que “outro desafio é mostrar ao cidadão que ele deve ser o protagonista da sua própria história, para que se possa dar a participação do próprio cidadão no compromisso pelos cuidados de sua saúde, como a mudança de hábitos”, referindo-se a todas as outras ações de participação da população.

O Dr. Guilherme Graziani (ex-coordenador de Saúde Bucal), que assumiu a diretoria da Segunda Regional de Saúde (metropolitana) e que vem ajudando nesta transição, expôs a intenção de aproximação e da valorização da Odontologia na integração das políticas de Saúde do Estado.

O Presidente do Conselho, Dr. Aguinaldo considerou que a integração das entidades e profissionais é fundamental para a valorização da classe odontológica e reiterou a necessidade da participação de Cirurgiões Dentistas na gestão pública, pelo entendimento da necessidade de aplicação de conhecimento técnico específico da Odontologia nas políticas de saúde. O presidente colocou ainda, a disposição do CRO-PR em colaborar com as discussões de busca de melhorias no atendimento da saúde pública e na defesa dos interesses da Classe Odontológica do Paraná.

• Fonte: Depto. Comunicação CRO-PR