Profissionais da Odontologia estão fazendo a diferença na Campanha de Vacinação.

2021-04-08

Como ocorre também em outras cidades, Curitiba está contando com profissionais da Odontologia nas equipes de vacinação montadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Inicialmente com a participação dos profissionais de saúde bucal que já haviam participado da vacinação da H1N1 e em seguida diversos profissionais foram adicionados às equipe de vacinação da Covid 19, estando hoje em Curitiba, com a participação de 250 membros nas equipes, contando CDs e também profissionais auxiliares, trabalhando nas Unidades.

“O diálogo franco com o Presidente Dr. Aguinaldo Farias e o Termo de Cooperação com o CRO-PR foram fundamentais para que as equipes participassem desse processo, juntamente com o Conselho lançando a Decisão que habilitou os profissionais de todo o Estado a participarem das campanhas. É importante salientar que ao convidarmos os profissionais para realizarem o treinamento de aplicação da vacina, os deixamos à vontade para participar, havendo uma adesão imediata e massiva”, comentou a Dra. Viviane Gubert, Coordenadora de Saúde Bucal da SMSC.

“Hoje as unidades de saúde bucal estão atendendo apenas emergências e procedimentos inadiáveis, sendo então, possível utilizar esses profissionais no apoio à campanha de Imunização da Prefeitura, em que estes auxiliam na vacinação propriamente dita, na parte de recepção e também em procedimentos organizacionais e administrativos” concluiu a Coordenadora.

Em Curitiba, outros profissionais da Odontologia estão trabalhando também no monitoramento de pacientes de forma remota, na estrutura de telemedicina da PMC, auxiliando na oximetria (medições da oxigenação), fundamental no combate à hipoxia silenciosa, além de auxiliar em outros processos paralelos.

“Mesmo com a gravidade do momento, temos muitas informações sobre a proatividade dos Colegas da Odontologia em todo o Estado, mostrando o valor dos profissionais da Odontologia e a sua importância na promoção de saúde. Com a união da classe temos conseguido avanços e mesmo sem atendimentos presenciais, o Conselho está trabalhando normalmente e estamos focados na vacinação prioritária e da totalidade dos colegas, dependendo apenas da disponibilidade de doses”, observa o Dr. Aguinaldo Farias, “desde o início da pandemia, incentivamos os colegas a agregar ações extras de biossegurança, procuramos todas as possibilidades globais de auxílio na relação entre a diminuição da atividade e aumento de custos, além de podermos dar continuidade nos trabalhos internos em função da modernização da estrutura que planejamos e executamos nos últimos anos” adicionou o Presidente, que concluiu dizendo que “enxergamos também, as dificuldades dos profissionais geradas pela pandemia e estamos trabalhando para minimizar esses efeitos. Temos confiança que a classe sairá fortalecida com a maior integração hoje entre os Colegas, dando um grande exemplo de superação e do valor da Odontologia”.

O CRO-PR parabeniza os profissionais atuando na Campanha e indica que os interessados procurem as entidades de seu município para participarem desse movimento valoroso da Odontologia Paranaense.

Na imagem, a CD Marcia Cristina Zonatto Wandrowelsti, aplicando a vacina.

Juntos somos mais fortes!