Refugiados receberão atendimento odontológico gratuito neste sábado, em Curitiba

2015-11-13

Atividade ocorrerá no pátio da Reitoria da UFPR, as 8h às 18 horas

Cerca de 200 refugiados que estudam língua portuguesa na Universidade Federal do Paraná (UFPR) receberão atendimento odontológico gratuito neste sábado (14). O serviço será prestado pela cooperativa odontológica DentalUni, de Curitiba. A ação social ocorrerá no pátio da Reitoria da universidade (Rua Dr. Faivre, 405), das 8h às 18 horas.

A iniciativa de prestar o atendimento de saúde bucal aos refugiados nasceu como projeto de uma aula de pós-graduação em Gestão da Saúde Odontológica, no ISAE-FGV, intitulado "O mundo pode sorrir", desenvolvido em parceria com a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar). Cerca de 35 funcionários da DentalUni participam da pós.

O gestor do projeto, Roberto Fermiano Rodrigues Filho, explica que o atendimento será prestado a imigrantes e refugiados de diversas nacionalidades que estejam morando em Curitiba e na região metropolitana. "Queremos levar aos imigrantes e refugiados a conscientização quanto à necessidade de higienização bucal, orientações e técnicas de escovação, prevenção de doenças bucais, realizadas por meio de palestras preventivas ministradas por técnicos de saúde bucal e cirurgiões-dentistas", explica.

No sábado cinco "odontomóveis" ficarão estacionadas no pátio da Reitoria para o atendimento. Serão feitas avaliações e, se houver necessidade, os participantes serão encaminhados para consultórios para dar continuidade no tratamento. "Ninguém irá pagar nada. Nossos cirurgiões-dentistas prestarão o atendimento sem nenhum custo para os refugiados", observa Filho.

Além dos que fazem o curso da UFPR, foram convidados refugiados por meio de abordagens nas ruas de Curitiba. "Percorremos locais onde normalmente eles se concentram e fizemos o convite para irem até a Reitoria neste sábado".

O projeto conta com a colaboração de cerca de 30 empresas. Outras informações podem ser encontradas no site www.omundopodesorrir.com.br

• Fonte: assessoria de imprensa